:: 22/out/2025 . 18:08
Copa do Brasil 2025: veja os mandos de campo das semifinais
Globo Esportes
Sorteio realizado pela CBF na tarde desta quarta-feira definiu os mandos de campo dos confrontos das semifinais da Copa do Brasil. Cruzeiro e Vasco serão mandantes da primeira partida, enquanto Corinthians e Fluminense decidirão em casa.
Jogos de ida
Cruzeiro x Corinthians
Vasco x Fluminense
— Já começamos algumas eliminatórias em casa, outras começamos fora. O primeiro jogo, independentemente de ser em casa ou fora, é sempre um jogo muito importante e pode dar o caminho para o que será o segundo jogo. Na nossa casa, vamos buscar o resultado positivo — declarou Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro.
— Serão quatro clássicos. Não acredito que tenha vantagem considerável. A história de cada partida que vai definir tudo. Cada clube tem consciência daquilo que vai apresentar e que tenhamos quatro jogos de altíssimo nível — afirmou Dorival Junior, técnico do Corinthians.
Jogos de volta
Corinthians x Cruzeiro
Fluminense x Vasco
— Para mim é indiferente jogar o primeiro fora ou em casa. São dois jogos difíceis, os dois times têm chances iguais. Até lá ainda tem muito tempo. Só depois do Brasileiro vamos conseguir nos preparar. Vamos procurar fazer o melhor quando chegar a hora — disse Fernando Diniz, técnico do Vasco.
— Sempre falo de 180 minutos mais a disputa de pênaltis, que pode acontecer. O importante do mata-mata é fazer dois bons jogos. São grandes equipes, todos têm a crença de que podem passar, independentemente de jogar em casa ou fora — destacou Luis Zubeldía, técnico do Fluminense.
Os jogos ocorrerão nos dias 10 e 14 de dezembro, depois da última rodada do Brasileirão, marcada para o dia 7 do mesmo mês.
Todos os envolvidos na disputa têm títulos da Copa do Brasil. O Cruzeiro é o maior campeão do torneio com seis taças (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018). O Corinthians é tri (1995, 2002 e 2009), enquanto Fluminense e Vasco têm um título cada, em 2007 e 2011, respectivamente.
Final
A CBF também sorteou os mandos de campo da final. O vencedor do confronto entre Cruzeiro e Corinthians será o mandante da primeira partida. Já quem vencer o duelo entre Vasco e Fluminense vai decidir o título em casa.
Quatro clubes brasileiros entram em lista de 20 melhores bases do mundo; veja ranking
Globo Esportes
Quatro clubes brasileiros estão entre as 20 melhores bases do mundo, de acordo com relatório do Observatório do Futebol (CIES). Na lista divulgada, o São Paulo aparece na melhor colocação, em 12º lugar. O Benfica, de Portugal, lidera o estudo, seguido por Barcelona e River Plate.
A metodologia do estudo leva em consideração o número de jogadores formados, o nível dos clubes em que eles atuaram na última temporada e o total de minutos jogados no período. O Benfica já havia liderado o estudo em 2024.
Além do São Paulo, aparecem no top 20 Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Na lista completa, que contém 100 clubes, outros sete times brasileiros são citados: Santos, Grêmio, Cruzeiro, Inter, Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG.
Confira o top 20 das melhores bases do mundo:
Benfica (Portugal)
Barcelona (Espanha)
River Plate (Argentina)
Ajax (Holanda)
Boca Juniors (Argentina)
Sporting (Portugal)
Dinamo Zagreb (Croácia)
Defensor Sporting (Uruguai)
Real Madrid (Espanha)
Vélez Sarsfield (Argentina)
Estrela Vermelha (Sérvia)
São Paulo (Brasil)
Dínamo Kiev (Ucrânia)
Corinthians (Brasil)
Flamengo (Brasil)
San Lorenzo (Argentina)
Nacional (Uruguai)
Palmeiras (Brasil)
PSG (França)
Partizan (Sérvia)
Times classificados e como será o Mundial de Clubes Feminino de 2026
Revista Placar
Campeão da Libertadores Feminina pela sexta vez, o Corinthians garantiu vaga na primeira edição do Mundial de Clubes Feminino, cuja fase final será disputada em Londres, na Inglaterra, entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026.
As Brabas entram diretamente na semifinal da competição e terão pela frente o Gotham FC, dos Estados Unidos, vencedor da Concachampions Feminina, e atual time de Gabi Portilho, multicampeã pelo Corinthians.
Do outro lado da chave, o Arsenal, campeão da Liga dos Campeões da Europa e anfitrião do torneio, enfrentará o vencedor do confronto entre o Wuhan Jiangda, da China, e o representante africano, que será definido no dia 23 de novembro.
A primeira fase do Mundial já aconteceu. Em agosto, o Wuhan Jiangda superou o Auckland United, da Nova Zelândia, por 1 a 0, garantindo presença na próxima etapa.
O último classificado para a semifinal será conhecido em dezembro, completando o grupo de quatro equipes que disputarão o título inédito da competição.
Times classificados ao Mundial de Clubes feminino
Corinthians (Brasil) – Campeão da Libertadores
Gotham FC (Estados Unidos) – Campeão da Concachampions
Arsenal (Inglaterra) – Campeão da Liga dos Campeões
Wuhan Jiangda (China) – Campeão da Liga dos Campeões da Ásia ou equipe africana a definir
Clubes do Nordeste pedem à CBF reconhecimento de antigos títulos
GalaticosOnline
Ceará, Fortaleza e Sport, em conjunto com as federações de futebol do Ceará e de Pernambuco, protocolaram um pedido formal à CBF para que os títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 sejam reconhecidos oficialmente como Campeonatos Brasileiros.
Os clubes argumentam que a competição foi “injustamente tratada como um torneio regional”, apesar de ter reunido os principais times das regiões Norte e Nordeste, funcionando, à época, como uma etapa nacional de integração do futebol brasileiro.
O movimento, iniciado em 2023, é descrito como uma pauta conjunta “em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas”. O Sport foi campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970.
Em comunicado, as entidades destacaram que o pedido “não busca criar privilégios, mas corrigir uma injustiça histórica”, citando o precedente da CBF em 2010, quando a entidade reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro.
Governo prepara mudanças na lei para Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil
Galaticos Obline
O Governo Federal iniciou as discussões sobre alterações temporárias na legislação para viabilizar a realização da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil. Segundo o Estadão, as principais mudanças devem incluir a adoção de preço dinâmico na venda de ingressos, férias escolares e feriados nacionais nos dias de jogos da Seleção Brasileira.
A nova Lei Geral da Copa busca garantir o cumprimento das promessas feitas pelo Brasil à Fifa durante o processo de candidatura, incluindo medidas de segurança que envolvem a União, os Estados e o Distrito Federal.
Entre os pontos mais polêmicos está a autorização para o uso do preço dinâmico na comercialização de ingressos. Embora a prática seja proibida pela Lei Geral do Esporte, a minuta do projeto de lei elaborada pela Casa Civil prevê que a Fifa poderá adotar esse modelo, informando o valor final ao torcedor no momento da compra. A estratégia já foi utilizada pela entidade na Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos, com redução de preços em partidas de menor demanda.
O texto também estabelece um regime de exceção para a Fifa, liberando a entidade e seus parceiros comerciais de restrições legais relacionadas à publicidade e à exploração comercial de produtos e serviços, incluindo bebidas alcoólicas, nos locais oficiais do torneio.
Outro ponto em debate é a criação da “Bolsa Pioneiras”, um benefício de até R$ 8,1 mil que seria pago pelo INSS a ex-jogadoras da Seleção Brasileira que participaram do Torneio Experimental da China em 1988. O objetivo é reconhecer e complementar a renda de atletas como Sissi, Suzana, Cebola, Roseli, Pelezinha, Fanta e Mariléia dos Santos, a “Michael Jackson”, atual diretora de Políticas de Futebol e Promoção do Futebol Feminino do Ministério do Esporte.
Flamengo põe favoritismo à prova diante do Racing de olho em nova final da Libertadores
Isto É
Na condição de favorito e de olho na sua presença na final, o Flamengo enfrenta o Racing nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela semifinal da Copa Libertadores. É o primeiro capítulo de um confronto que opõe o peso recente do futebol brasileiro à tradição argentina em torneios continentais.
Pelo regulamento, serão dois confrontos e irá à final o time que tiver o maior saldo de gols agregado. O Flamengo chega com moral elevada após vencer o Palmeiras por 3 a 2 pelo Campeonato Brasileiro, resultado que reforçou o embalo de um time que, apesar de oscilações, mantém o status de candidato a tudo que disputa.
A atuação sólida diante do Palmeiras, no último domingo, foi destacada pela imprensa argentina, que classificou o time carioca como “perigoso e maduro”.
Mas a trajetória até a semifinal não foi sem sustos. O Flamengo sofreu para eliminar o Estudiantes e só garantiu a vaga nas penalidades, em uma série marcada por desequilíbrio e nervosismo. O Racing, por sua vez, passou com certa tranquilidade pelo Vélez Sarsfield, vencendo as duas partidas e confirmando a força de um elenco que, embora menos estrelado, tem mostrado consistência competitiva.
No Campeonato Argentino, o Racing faz campanha discreta, sendo o oitavo colocado do Grupo A. Já o Flamengo é vice-líder do Brasileirão, empatado em pontos com o Palmeiras, reflexo de um elenco mais profundo e regular, capaz de lidar com o desgaste das competições simultâneas.
O histórico entre os clubes mostra um duelo equilibrado. Em 17 confrontos, o Flamengo venceu seis vezes, o Racing cinco, com outros seis empates. Pela Libertadores, são quatro encontros recentes: dois nas oitavas de 2020 e dois na fase de grupos de 2023. O retrospecto mostra equilíbrio, mas o momento favorece os brasileiros.
Esta é a sétima semifinal de Libertadores da história do Flamengo. O clube avançou em quatro delas (1981, 2019, 2021 e 2022) e foi eliminado em duas (1982 e 1984). A experiência recente pesa: três finais nos últimos cinco anos consolidaram o time carioca como protagonista do continente.
O Flamengo tem problemas para este jogo. O zagueiro Léo Ortiz, lesionado contra o Palmeiras, está fora, e o clube fará força-tarefa para recuperá-lo para a volta, na Argentina. O atacante Everton Cebolinha também é desfalque.
Em contrapartida, o volante Erick Pulgar retorna após longa ausência, recuperado da lesão sofrida no Mundial de Clubes. Ele disputa uma vaga com Saúl. “Chegou a fase em que qualquer detalhe decide. Precisamos competir como nunca”, resumiu o técnico Filipe Luís.
No Racing, o técnico Gustavo Costas não poderá contar com Baltasar Rodríguez, suspenso, e com o atacante Adrián Martínez, o seu artilheiro, que se recupera de lesão muscular e é dúvida até para a partida de volta. O zagueiro Piovi, com desconforto no joelho, também não viajou. As baixas mudam o cenário de um time que aposta no coletivo para equilibrar o confronto.
Campeão da Libertadores em 1967, o Racing tenta reviver uma glória distante. Desde então, não chegou mais à final. Suas últimas semifinais foram em 1968 e 1997 – até que em 2025, sob o comando de Costas, retorna ao cenário decisivo.
O treinador, identificado com o clube desde a infância, traduz o sentimento do torcedor: “Nervoso não estou… ansioso. Desde criança, quando via o Racing, sentia o mesmo frio na barriga. Agora acontece igual.”
Bahia e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira, 22
Globo Esportes
Bahia e Internacional medem forças às 19h (horário de Brasília) desta quarta-feira, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo atrasado da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Bahia vem animado após golear o Grêmio por 4 a 0 na última rodada. Em sexto lugar, com 46 pontos, a equipe tricolor buscar manter o bom aproveitamento em casa, onde tem 78.5% de aproveitamento (o melhor da Série A), para assumir o quinto lugar do Botafogo, que tem os mesmos 46 pontos, e encostar no Mirassol, em quarto com 52.
Já o Inter se recuperou da derrota no outro meio de semana ao vencer o Sport por 2 a 0 no último domingo, no Beira-Rio. Em 14º lugar na tabela, o Colorado soma 35 pontos, quatro à frente da zona de rebaixamento.
Rogério Ceni deve contar com o retorno de Luciano Juba, sem jogar desde o início deste mês, e aumentar a lista de peças disponíveis. A tendência é que o técnico repita a base do time que goleou o Grêmio. A principal dúvida está no ataque, se o treinador tricolor vai manter Tiago ou promover a volta de Sanabria.
Provável escalação: Ronaldo, Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Iago Borduchi [Luciano Juba]; Acevedo, Jean Lucas e Michel Araujo; Ademir, Tiago [Sanabria] e Willian José.
Internacional – técnico: Ramón Díaz
Sem Alan Patrick, ainda fora por conta de uma lombalgia, e Carbonero, suspenso, Ramon Díaz pode optar por reforçar mais o meio de campo, com três volantes. Aguirre é outro desfalque, abrindo espaço para Alan Benítez na lateral direita.
Provável escalação: Ivan; Alan Benítez, Vitão, Mercado, Victor Gabriel e Bernabei; Luis Otávio, Bruno Gomes e Thiago Maia; Vitinho e Borré.
Jogos programados para esta quarta-feira, 22
Da Redação
Confira os jogos que serão realizados nesta quarta-feira (22), pelo Brasil e no Mundo.
Campeonato Brasileiro – Série A – 14ª Rodada
19:00h Bahia x Internacional
Copa do Brasil Sub 20 – Primeira Fase
15:00h Fortaleza x Piauí
15:00h Sport x Sergipe
15:00h CRB x América-RN
15:00h Flamengo x Porto Vitória
15:00h América-MG x Vila Nova
15:00h Vasco x Cuiabá
15:00h São Paulo x Operário-MS
15:00h Grêmio x São José
15:30h IAPE x Santa Cruz Acre
15:30h Coritiba x Novorizontino
16:00h Paysandu x Mazagão
16:00h Tocantinópolis x Rolim de Moura
16:00h Atlético-MG x Real Brasília
19:00h Criciúma x Operário-PR
Liga dos Campeões – 3ª Rodada
13:45h Athletic Bilbao x Qarabag
13:45h Galatasaray x Bodo Glimt
16:00h Chelsea x Ajax
16:00h Real Madrid x Juventus
16:00h Atalanta x Slavia Praga
16:00h Sporting x Olympique
16:00h Monaco x Tottenham
16:00h Bayern x Club Brugge
16:00h Ein. Frankfurt x Liverpool
Taça Libertadores – Semifinal
21:30h Flamengo x Racing
Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG na semifinal da Sul-Americana
Isto É
Com um gol de Dudu aos 46 minutos do segundo tempo, o Atlético-MG empatou por 1 a 1 com o Independiente del Valle, nesta terça-feira, em Quito, no Equador, no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. O gol equatoriano marcado por Sornoza, ao cobrar um pênalti, foi bastante duvidoso. Com o resultado, o time mineiro vai precisar de uma vitória simples para garantir vaga na final. O jogo de volta será na terça-feira que vem, às 21h30, na MRV Arena, em Belo Horizonte. O vencedor deste confronto vai enfrentar na final, dia 22 de novembro, em Assunção, o ganhador entre Universidad do Chile e Lanús, que fazem o jogo de ida da outra semifinal, quinta-feira, em Santiago.
Com muita chuva e pouco público, o jogo começou em ritmo lento com as duas equipes trocando passes. Aos seis minutos, em uma lançamento, Mercado invadiu a área do Atlético-MG e caiu ao se chocar com Ruan. O árbitro Carlos Betancur, da Colômbia, deu pênalti, mas foi conferir no VAR. A penalidade foi confirmada e Sornoza, ex-Corinthians e Fluminense, cobrou alto e forte no canto direito de Everson, que pulou na bola, mas não alcançou.
A desvantagem no placar não desestabilizou o Atlético-MG, que passou a dominar as ações, deixando o Del Valle em seu campo. Mas a nova chance só veio aos 23 minutos, com bonito chute de Scarpa. Villar espalmou e Bernard não soube aproveitar o rebote. Aos 25, Menino arriscou de longe e errou o alvo. O time equatoriano demorou para voltar a incomodar a meta de Everson, mas quando chegou, aos 30 minutos, trouxe muito perigo. Primeiro em chute colocado de Mercado e na sequência em cabeçada de Spinelli. Nas duas oportunidades o goleiro atleticano mostrou elasticidade para desviar a bola.
O Atlético pareceu ter sentido o melhor momento do adversário e diminuiu o ímpeto na marcação, proporcionando espaços para o Del Valle, que voltou a ameaçar com Mercado e Hoyos. Acuado em seu campo, o Atlético passou a errar muitos passes, deixando o controle da partida para o time da casa, que abusou toque de bola nos minutos finais do primeiro tempo. Antes do intervalo, aos 42 minutos, Bernard fez bela jogada individual, mas perdeu o equilíbrio no momento da finalização e chutou para fora.
O Atlético se mostrou mais agressivo no início da etapa final, posicionando mais jogadores no campo de ataque. Com dois minutos, Rony quase empatou. A iniciativa do Atlético não incomodou o Del Valle, que manteve o ritmo cadenciado de toque de bola. Aos nove minutos. Alcivar chutou de longe e levou perigo para Everson, que tocou na bola, mas o árbitro não apontou escanteio. Aos 15 minutos, o jogo ficou aberto, com os dois times indo ao ataque. Bernard recebeu na meia esquerda, carregou a bola e bateu cruzado para boa defesa de Villar.
Aos 27 minutos, Jorge Sampaoli colocou Hulk em campo na tentativa de aumentar a agressividade do Atlético. O Del Valle passou a atuar nos contra-ataques e o gol poderia sair para qualquer um dos lados. Dudu criou uma chance para o empate atleticano, enquanto Mercado e Hoyos eram perigosos do lado do Del Valle. E o gol saiu aos 46 minutos. E foi do Atlético-MG. Dudu tabelou com Hulk, recebeu de volta e empatou: 1 a 1.
Resultados dos jogos desta terça-feira, 21
Da Redação
Confira os resultados dos jogos que foram realizados nesta terça-feira 921), pelo o Mundo.
Copa Sul-Americana – Semifinal
21:30h Ind. Del Valle 1 x 1 Atlético-MG
Liga dos Campeões – 3ª Rodada
Barcelona 6 x 1 Olympiacos
Kairat Almaty 0 x 0 Pafos
B. Leverkusen 2 x 7 Paris SG
Union Saint-Gilloise 0 x 4 Internazionale
Arsenal 4 x 0 Atlético Madrid
PSV Eindhoven 6 x 2 Napoli
Copenhagen 2 x 4 B. Dortmund
Villarreal 0 x 2 Manchester City
Newcastle 3 x 0 Benfica
- 1