Globo Esportes

Autor de um dos gols da seleção brasileira na goleada por 7 a 0 sobre Honduras, na estreia pela Copa do Mundo Sub-17, o atacante Ruan Pablo foi destaque no Jornal As, da Espanha, nesta quinta-feira.

Joia do Bahia, o jogador de 17 anos foi descrito como “la bestia que le viene a Pep” (a fera que vem para Pepe, em português), em referência ao treinador do Manchester City, clube que faz parte do Grupo City, responsável por gerir o futebol do Tricolor de Salvador.

A reportagem destaca que Ruan Pablo começou o Mundial como terminou o Sul-Americano Sub-17, disputado em abril deste ano, quando foi protagonista na conquista do Brasil. Na ocasião, ele fez três gols e deu duas assistências na competição.

“Ambidestro, tem potência, qualidade e gol”, elogia a reportagem.

Esta não é a primeira vez que Ruan Pablo é lembrado pelo As. Em 2024, ele foi comparado às também joias brasileiras Endrick e Vitor Roque.

O jornal espanhol lembrou que, em julho do ano passado, o atacante assinou o primeiro contrato profissional com multa de 200 milhões de euros (R$ 1,2 bilhão).

Ruan Pablo chegou ao Bahia em 2019, aos 11 anos. Ele foi promovido ao time sub-20 em 2024, com 15 anos, e na mesma temporada fez a estreia no time principal. No começo de 2025, ele marcou um gol e se tornou o mais jovem a balançar as redes com a camisa do Bahia.

Além de Ruan Pablo, o Bahia conta, no Mundial, com outras duas joias: Dell, atacante que anotou dois gols na estreia do Brasil, e o goleiro Jampa.

O trio tem novo compromisso com a seleção brasileira nesta sexta-feira, em jogo contra a Indonésia, às 12h45 (de Brasília),