Globo Esportes

Os jogadores dos 68 clubes da Série D do Campeonato Brasileiro se organizaram e vão pedir para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma cota financeira para as equipes da competição terem condições de disputar o torneio em 2020 e evitar demissões de mais de 2 mil atletas, número estimado de profissionais envolvidos na Quarta Divisão. André Hernan analisa o impacto na Série D do Brasileirão no mais novo episódio do Aquele Última. Veja no vídeo acima.

O tom no documento, assinado por capitães dos times, é para a entidade não esquecer da Série D, que possui clubes com orçamento limitadíssimo, com dificuldades de estrutura, comparado a outras divisões do futebol brasileiro. O pedido dos jogadores será protocolado nesta segunda-feira.

A Série D tem previsão para começar no dia 2 de maio, porém a suspensão das atividades esportivas no país devido à pandemia do coronavírus trouxe incerteza sobre o início da Quarta Divisão, assim como todo o calendário do futebol no país. Além da ajuda financeira aos seus clubes, os jogadores querem uma garantia da entidade que a Série D aconteça sem alterações na fórmula de disputa, de maio a novembro.

O QUE PEDEM OS JOGADORES DA SÉRIE D?

Atenção especial da CBF com a Série D do Brasileiro
Distribuir cotas de participação na Série D, auxiliando os clubes nas despesas mensais;
Manter a fórmula do campeonato, considerada ideal, importante para manter os 2 mil atletas empregados até novembro de 2020;

O movimento dos jogadores é similar ao ocorrido na Série C, quando os 20 clubes dialogaram em videoconferência e discutiram um projeto emergencial de arrecadação para garantir que as diretorias consigam pagar os salários dos jogadores enquanto os jogos da Terceirona não são retomados. Na Série B, uma reunião entre os times definiu férias de 20 dias.