Globo Esportes

A previsão da CBF de iniciar o Campeonato Brasileiro no dia 9 de agosto foi recebida com entusiasmo na Conmebol. A retomada dos campeonatos nacionais nos dez países que formam a competição continental é um dos requisitos para a volta da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.

A situação do Brasil, com mais de 55 mil mortos pelo novo coronavírus, é observada com mais cuidado por parte da Conmebol – afinal, se trata do maior país do continente e do que tem mais times disputando a competição e do que movimenta mais dinheiro.

Epidemiologistas e matemáticos contratados pela Conmebol para analisar a evolução da pandemia no continente avaliaram que, no Brasil, a situação deve melhorar tão rapidamente quanto piorou.

A Conmebol estima ser possível retomar a Libertadores e a Sul-Americana em setembro, depois das duas primeiras rodadas das Eliminatórias, previstas para a primeira semana daquele mês – como a Fifa anunciou nesta semana.

A confederação sul-americana elaborou um protocolo sobre a volta dos jogos e enviou aos ministérios de saúde e de relações exteriores de todos os países da região. Além da retomada do futebol nos dez integrantes da Conmebol, é preciso que as fronteiras sejam reabertas e que voos entre os países sejam liberados.