Politica Livre

12189781_794756580650617_7519666831911668759_n

O deputado Herzem Gusmão (PMDB) visitou na manhã desta quarta-feira (28) o Estádio Metropolitano de Pituaçu para conhecer o funcionamento do sistema de geração de energia solar que funciona na praça esportiva desde 2012. Durante sua visita, que foi acompanhada pelo diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, pelo engenheiro supervisor de operação da Coelba, Rapfael Damasceno, e por dois coordenadores, Gusmão solicitou que, em uma eventual expansão do sistema, gostaria que Vitória da Conquista fosse incluída na relação das cidades beneficiadas com o projeto. “Fiquei impressionado coma eficiência do sistema e tenho certeza que Vitória da Conquista, pela sua importância econômica e logística, teria muito a ganhar”, afirmou Herzem Gusmão.

Com a implantação do sistema de energia solar fotovoltaico, o Estádio de Pituaçu se tornou o primeiro da América Latina autossuficiente em geração de energia a partir desse tipo de tecnologia. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba e foi desenvolvido pela concessionária em parceria com Governo do Estado da Bahia, com o apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Giz), e com apoio do Instituto para o Desenvolvimento de Energias alternativas da América Latina.

No total, foram investidos cerca de R$ 5,3 milhões no projeto e o estádio, após a implantação do sistema, economiza cerca de R$ 180 mil por ano. Além disso, há também um aproveitamento do consumo excedente.

outdoor_pq