:: ‘Notícias’
Flamengo encaminha à CBF proposta para acabar com gramado sintético
Isto É

O Flamengo quer o fim do uso do gramado sintético em competições profissionais e que times em recuperação judicial percam pontos no Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), modelo de fair-play financeiro que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca colocar em prática. As sugestões do clube forma informadas por meio de nota oficial divulgada nesta segunda-feira.
Segundo o time carioca, as dez propostas, que foram encaminhadas à comissão da CBF responsável pelo assunto, buscam contribuir para o aprimoramento das práticas de governança e sustentabilidade no futebol brasileiro. Entre elas, duas chamam mais atenção. Na primeira, o clube defende que times que estejam em recuperação judicial devem perder pontos até a homologação do acordo, para que não haja nenhum ganho competitivo em relação às outras equipes.
“Impedir que clubes utilizem o período de não pagamento de dívidas (entre a decretação da RJ/REJ e a homologação do acordo) como vantagem competitiva, bloqueando o registro de novos atletas neste período e perda de pontos”, diz a nota. A segunda e mais polêmica é sobre os gramados sintéticos em competições profissionais. De acordo com o clube, a grama de plástico afeta a condição física dos jogadores e também gera uma disparidade nas finanças em relação aos custos de manutenção na comparação com times que optam por usar a grama natural.
“Os gramados de plástico devem ser eliminados imediatamente de todos os torneios nacionais profissionais. A discrepância nos custos de manutenção entre gramados naturais e artificiais provoca desequilíbrios financeiros entre os clubes e prejudica a saúde física de jogadores e atletas”, comunicou o clube na nota oficial.
Em outubro deste ano, a CBF implementou um grupo de trabalho que reúne clubes e federações para discutir o modelo de fair-play. A proposta final desenvolvida pela entidade que governa o futebol brasileiro será revelada no dia 26 de novembro.
Jogos programados para o futebol amador conquistense no fim de semana
Da Redação

Confira os jogos que serão realizados neste final de semana válidos pelo futebol amador conquistense.
Campeonato Municipal de Escolinhas de Futebol Módulo B – Final
Sábado (15)
10 e 11 anos
08h30
W7 x Shallon
12 e 13 anos
09h40
W7 x Juventus
14 e 15 anos
10h50
Primeiro Passe x Layon
Campeonato Municipal de Futebol de Máster – Quartas de Final
Sábado (15)
16h00
Barra do Choça x Planalto
Campeonato Municipal de Futebol da Série B – Quartas de final
Sábado (15)
15h30
Vila City x ECPP
Domingo (16)
10h30
Caraíbas x Portuguesa
Campeonato Interbairros – 2ª rodada
Sábado (15)
09h45
Santa Helena x Alto Maron – 07 Campos
11h00
Candeias x Ibirapuera – 07 Campos
Domingo (16)
10h30
Felícia x Miro Cairo – Campo da Morada dos Pássaros
Cruzeiro x Nossa Senhora de Lourdes – Arena Ceci
Ipanema Patrus x Sana Cruz – Campo do Santa Terezinha
Patagônia x Urbis VI – Campo da Creche
Campeonato Municipal de Futebol da Zona Rural – Semifinais
Domingo (16)
15h15
Em José Gonçalves
José Gonçalves x Cachoeira das Araras
Na Lagoa das Flores
Flamenguinho x Cruzeiro
Resultados dos jogos desta segunda-feira, 10
Da Redação

Confira os resultados dos jogos que foram realizados nesta segunda-feira )10), pelo Brasil e no Mundo.
Campeonato Brasileiro – Série B – 36ª Rodada
Chapecoense 0 x 1 América-MG
Botafogo-SP 1 x 0 Amazonas
Mundial Sub-17 – 3ª Rodada – Fase de grupos
Suíça 3 x 1 México
Coréia do Sul 3 x 1 Costa do Marfim
El Salvador 0 x 7 Alemanha
Colômbia 2 x 0 Coréia do Norte
Honduras 1 x 2 Indonésia
Zâmbia 1 x 1 Brasil
Egito 0 x 3 Inglaterra
Venezuela 4 x 2 Haiti
Jogos programados para esta terça-feira, 11
Da Redação

Confira os jogos que serão realizados nesta terça-feira (11), pelo o Mundo.
Mundial Sub-17 – 3ª Rodada
09:30h Uganda x França
09:30h Chile x Canadá
10:30h Uzbequistão x Panamá
10:30h Irlanda x Paraguai
11:45h República Tcheca x Estados Unidos
11:45h Burkina Faso x Tajiquistão
12:45h Arábia Saudita x Mali
12:45h Nova Zelândia x Áustria
Série B chega pela primeira vez sem acesso confirmado a duas rodadas do fim
Globo Esportes

A Série B do Brasileiro chega pela primeira vez sem um acesso confirmado a duas rodadas para o fim. Desde 2006, na era dos pontos corridos, ao menos um time conseguiu subir até a 36ª rodada.
O Coritiba chegou perto de manter essa escrita. Fez a sua parte ao vencer o Paysandu, mas as vitórias de Athletico e Criciúma na rodada impediram o acesso antecipado matematicamente.
Independentemente dos dois jogos que fecham a 36ª rodada, nesta segunda-feira, oito times vão para as duas rodadas finais com chances de acesso: Coritiba, Athletico, Remo, Chapecoense, Criciúma, Goiás, Novorizontino e CRB.
Em 14 das 19 edições nos pontos corridos, ao menos um acesso já tinha sido confirmado antes da 36ª rodada. Por outro lado, desde 2018, pelo menos uma das vagas foi definida apenas na última rodada.
O time que conseguiu o acesso mais rápido foi o Cruzeiro, confirmando a subida na 31ª rodada. Corinthians (2007), Portuguesa (2011) e Palmeiras (2013) vêm logo atrás.
Veja em qual rodada cada time subiu na Série B:
2006: Atlético-MG e Sport subiram na 36ª rodada, Náutico na 37ª, América-RN na 38ª;
2007: Coritiba subiu na 34ª, Ipatinga, Portuguesa e Vitória na 36ª;
2008: Corinthians subiu na 32ª, Avaí na 35ª, Santo André na 36ª, Grêmio Barueri na 37ª;
2009: Vasco subiu na 34ª, Ceará, Guarani e Atlético-GO na 37ª;
2010: Coritiba subiu na 35ª, Bahia e Figueirense na 36ª, América-MG na 38ª;
2011: Portuguesa subiu na 32ª, Náutico e Ponte Preta na 37ª, Sport na 38ª;
2012: Goiás subiu na 36ª, Criciúma na 37ª, Athletico e Vitória na 38ª;
2013: Palmeiras subiu na 32ª rodada, Chapecoense na 36ª, Sport na 37ª, Figueirense na 38ª;
2014: Ponte Preta e Joinville na 34ª, Vasco na 37ª, Avaí na 38ª;
2015: Botafogo na 35ª, Vitória, Santa Cruz e América-MG na 37ª;
2016: Atlético-GO na 35ª, Avaí na 37ª, Bahia e Vasco na 38ª;
2017: América-MG na 35ª, Inter na 36ª, Ceará e Paraná Clube na 37ª;
2018: Fortaleza na 34ª, CSA, Avaí e Goiás na 38ª;
2019: Bragantino na 34ª, Sport na 37ª, Coritiba e Atlético-GO na 38ª;
2020: América-MG e Chapecoense na 34ª, Cuiabá na 37ª, Juventude na 38ª;
2021: Botafogo na 36ª, Coritiba e Goiás na 37ª, Avaí na 38ª;
2022: Cruzeiro na 31ª, Grêmio e Vasco na 36ª, Bahia na 38ª;
2023: Vitória na 36ª, Criciúma na 37ª, Juventude e Atlético-GO na 38ª;
2024: Santos na 36ª, Mirassol, Sport e Ceará na 38ª;
Botafogo e Vasco encaminham acordo para uso do Nilton Santos por três anos
Uol

As diretorias do Botafogo e Vasco deixaram encaminhado um acordo para utilização do Estádio Nilton Santos pelos próximos três anos pelo time cruzmaltino. Esse acerto será para o período em que São Januário passará por uma ampla reforma.
O acordo passará a ser válido a partir do momento em que começarem as obras. A previsão é de que isso ocorra já no primeiro semestre de 2026 a depender da burocracia da liberação do dinheiro das Cepacs (remuneração pelo potencial construtivo de São Januário).
O acerto é de que o Vasco jogue no Nilton Santos desde que não afete outras duas prioridades: 1) partidas do Botafogo 2) shows marcados pela administração do estádio… – Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rodrigo-mattos/2025/11/10/botafogo-e-vasco-encaminham-acordo-para-uso-do-nilton-santos-por-tres-anos.htm?cmpid=copiaecola
O custo do aluguel acordado é de R$ 250 mil. Em tese, é um valor menor do que o Maracanã originalmente, mas a dupla Fla-Flu abaixou o aluguel no estádio. Só que o Nilton Santos é um estádio com despesas bem mais baixas, portanto, permite partidas mais rentáveis… – Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rodrigo-mattos/2025/11/10/botafogo-e-vasco-encaminham-acordo-para-uso-do-nilton-santos-por-tres-anos.htm?cmpid=copiaecola
Campeonato Baiano Sub-17: Unimed Conquista avança à semifinal com ótima campanha
Mega Rádio

O Campeonato Baiano Sub-17 chega à sua fase semifinal e promete fortes emoções para os amantes do futebol juvenil. O Unimed Conquista, representante da cidade de Vitória da Conquista, chega com a segunda melhor campanha da competição, atrás apenas do Bahia.
Com 12 vitórias e 2 derrotas até o momento, o time conquistense soma 32 gols marcados e 18 sofridos, mantendo um aproveitamento destacado de 85,7%. O adversário da semifinal será o Vitória, que registrou 11 vitórias e 3 derrotas, acumulando 55 gols pró e 8 contra, com um percentual de aproveitamento de 78,5%. A melhor campanha da competição é do Bahia com 92% de aproveitamento. O outro participante desta fase, o SSA teve o desempenho mais fraco entre os classificados, com 69%.
A vantagem da semifinal fica para o Unimed Conquista, que realizará o jogo de ida em Salvador, nesta quarta-feira, 12 de novembro, no CT Manoel Barradas. A partida de volta está marcada para o dia 19, no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.
Com desempenho consistente e ofensividade equilibrada, o Unimed Conquista busca confirmar seu favoritismo e garantir vaga na decisão, onde pode enfrentar o líder da competição, Bahia. A expectativa é de uma disputa intensa e de alto nível nas semifinais do Campeonato Baiano Sub-17.
Agora é oficial: CBF confirma impedimento semiautomático no Brasileirão 2026
Lance

A CBF confirmou nesta segunda-feira (10) que o impedimento semiautomático passará a ser utilizado a partir da 1ª rodada do Brasileirão do próximo ano, marcada para 28 de janeiro. O anúncio foi feito durante o primeiro encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, que reúne dirigentes de clubes e federações na sede da entidade, no Rio.
— A modernização começa com o nosso impedimento semiautomático, que a gente anunciou para o ano que vem. O nosso Campeonato Brasileiro começa no dia 28 de janeiro já implementado —, declarou Xaud, antes de começar o encontro.
A intenção da entidade é aproveitar as últimas rodadas do Brasileirão e as finais da Copa do Brasil deste ano para começar a fazer testes offline (ou seja, sem uso prático nos jogos desta temporada).
— A gente já está fazendo investimentos que há anos não tinham sido feitos na arbitragem, com capacitação, educação continuada, treinamento, parte física, teórica… A gente achou correto também criar o nosso Grupo de Trabalho na Arbitragem e envolver também os clubes — considerou Xaud.
GT de Arbitragem terá 60 dias e vai debater além do impedimento semiautomático
O GT de Arbitragem tem previsão de durar 60 dias. A intenção é debater melhorias para a arbitragem brasileira. O presidente do grupo é Netto Góes, que dirige a Federação Amapaense de Futebol (FAF). Helder Melillo, diretor executivo da CBF, é o responsável pela relatoria.
A maioria dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro integram o GT de Arbitragem e mandaram representantes. O primeiro encontro, realizado nesta segunda-feira, tem previsão de durar até o fim da tarde. O funcionamento do impedimento semiautomático foi o primeiro painel apresentado nesta segunda-feira.
Globo vai transmitir a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
Isto É

Pela primeira vez no Brasil, a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 vai ser exibida pela Globo em suas plataformas. Vice-campeã olímpica no futebol feminino em Paris, no ano passado, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias está em busca de uma conquista inédita entre as mulheres.
Pelo acordo, os canais sportv exibem todos os 64 jogos da Copa do Mundo Feminina. Já a TV Globo exibe até 56 confrontos, ficando de fora os duelos simultâneos que acontecerão na última rodada da fase de grupos. O Globoplay concentra todas as transmissões de TV Globo e sportv – esta apenas para assinantes –, além de oferecer gratuitamente uma cobertura especial feita pela ge tv.
“A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 será um evento histórico para o futebol e para o país. Reflete o valor que o esporte conquistou no Brasil e para a FIFA, com quem a Globo se orgulha pela parceria que proporcionará mais uma grande cobertura para todos os brasileiros”, destaca o Diretor de Direitos Esportivos Globo, Fernando Manuel Pinto.
Para esquentar o clima para o torneio, todo o ecossistema Globo estará voltado para esse grande evento com ampla cobertura em toda a programação dos canais e plataformas. Uma série sobre a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027; outra produção original focada em futebol feminino; e conteúdos documentais feitos pela entidade máxima da modalidade já estão confirmados. Além disso, haverá um programa diário no canal da emissora e também Sportv durante o evento, resumindo os destaques do dia de disputa nos gramados brasileiros. A competição também vai ser assunto frequente nos programas esportivos e jornalísticos tanto na TV aberta quanto na TV por assinatura, digital, site e redes sociais.
“Nenhum outro veículo de comunicação nos últimos anos investiu tanto no futebol feminino quanto a Globo. Transmitimos as principais competições do país e do continente em diversos modelos de distribuição e aumentamos a visibilidade da modalidade no país. Além disso, estamos acompanhando cada passo da preparação da nossa seleção para a Copa de 2027. É um caminho natural a Globo estar junto também nesta que será a primeira edição do torneio na América do Sul”, ressalta o Diretor de Esporte da Globo, Renato Ribeiro.
A Copa do Mundo
Disputada desde 1991, a Copa do Mundo Feminina da FIFA tem os Estados Unidos como o maior vencedor, com quatro conquistas. Na sequência vem a Alemanha, com dois troféus. Noruega, Japão e Espanha, atual campeã, possuem um título. O Brasil tem como melhor resultado a final da edição de 2007. Além disso, foi terceiro colocado em 1999. Camisa 10 da seleção, a Rainha Marta é a maior artilheira da história da competição, com 17 gols marcados em 20 partidas.
A décima edição do evento ocorre entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, com a participação de 32 países, que ficam divididos em oito grupos de quatro times. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para as oitavas de final. Ao todo, oito cidades receberão os jogos do torneio: Brasília (Estádio Mané Garrincha); Rio de Janeiro (Maracanã); São Paulo (Neo Química Arena); Belo Horizonte (Mineirão); Porto Alegre (Beira-Rio); Salvador (Casa de Apostas Arena Fonte Nova); Recife (Arena Pernambuco) e Fortaleza (Castelão).
Flamenguinho vence o Cruzeiro e Cachoeira das Araras e José Gonçalves ficam no empate na ida das semifinais
Da Redação

Duas partidas foram realizadas na tarde deste domingo (09), válidas pelas semifinais do Campeonato Municipal de Futebol da Zona Rural.
Na Gameleira, o time da casa foi derrotado pelo Flamenguinho da Lagoa das Flores pelo placar de 2 a 1.
Já na Cachoeira das Araras, a equipe local ficou no empate com José Gonçalves pelo escore de 1 a 1.
As partidas de volta serão realizadas na tarde do próximo domingo (16), as 15h15, invertendo o mando de campo.








