:: ‘FBF’
Dirigentes do Colo Colo visitam a FBF
FBF

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) recebeu, nesta terça-feira (13), as visitas do presidente e do conselheiro do Colo Colo de Futebol e Regatas, Walter Teles e Paulo Carvalho, respectivamente. A dupla se reuniu com a presidência da entidade.
Teles e Carvalho foram recebidos pelo presidente Ednaldo Rodrigues e seu vice-presidente, Ricardo Lima. Os dirigentes do Tigre participaram de um bate-papo sobre os próximos compromissos do clube.
Entre os temas estava a participação do Colo Colo na Copa Governador do Estado, que começa no próximo sábado (17). O time ilheense vai em busca da vaga em uma das competições nacionais em jogo, a Copa do Brasil ou a Série D do Brasileirão.
Ainda no encontro, Walter e Paulo comunicaram a FBF sobre a reforma no Estádio Mário Pessoa. A praça esportiva da cidade deve passar por melhorias no gramado, vestiários e demais dependências após a Copa Governador e com vistas na temporada 2016.
FBF antecipa jogo de estreia do Vitória da Conquista na Copa Governador
Por Luciano Pina
Fotos Eliezer Oliveira

A FBF acatou a solicitação do Vitória da Conquista e antecipou a estreia Bode contra o Bahia de Feira, na Copa Governador do Estado.
O confronto que estava marcado para o dia 18, às 11 horas, no estádio Edvaldo Flores, foi antecipado para o dia 17, às 15 horas, no mesmo local.
A justificativa do pedido da diretoria é que as temperaturas estão muito elevadas na cidade, as condições para a prática do futebol ficaram bastante complicadas. Além da alta temperatura, a cidade tem registrado baixa umidade relativa do ar, chegando próximo dos 30%, o que poderia provocar problemas, principalmente respiratórios, nas pessoas envolvidas com a partida.
Na tarde deste sábado (10), a comissão técnica do Alviverde vai realizar um jogo treino entre o time A contra o time, no mesmo horário da estreia.

Na preliminar será realizado uma partida amistosa entre a diretoria do Vitória da Conquista e a imprensa local reforçada por Pena que jogou em diversas equipes a exemplo de Palmeiras-SP, Botafogo-RJ e Porto-Port. Demilson que foi goleiro do Serrano, Vitória e Vasco da Gama-RJ e o árbitro da FBF e CBF, Marielson Alves Silva.

FBF e clubes voltam a se reunir para tratar da Lei do Profut
Galaticos Online

Após o primeiro encontro, em 31 de agosto, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e clubes filiados voltaram a se reunir nesta semana, no Auditório da entidade. Na pauta de discussões estava a Lei do Profut.
Sancionada pela presidência da República, a leia propõe o refinanciamento da dívida fiscal dos clubes e entidades esportivas junto à União em um prazo de 240 meses (20 anos). Para aderir, as agremiações, porém, devem cumprir uma série de exigências, entre elas adoção da taxa Selic para os juros e os clubes que deixarem de pagar três parcelas perderão o refinanciamento.
Além disso, há também o limite de até 80% para gastos com salários e direitos de imagem, com o restante ficando para outras despesas; apresentação da certidão negativa de débitos junto à Receita para disputar as competições e o estímulo aos clubes de futebol para que se tornem uma sociedade empresária com taxa única de importo de 5%.
Estes tópicos da lei foram alvos de um produtivo debate entre os os presidentes e assessores jurídicos dos clubes e a assessoria jurídica da FBF, representada na reunião por Manfredo Lessa e Sérgio Couto. Na oportunidade, os participantes puderam dirimir dúvidas sobre os aspectos tributários e do direito desportivo presentes na Lei do Profut através de perguntas aos advogados.
“Agradecemos mais uma vez a presença dos presidentes e representantes de clubes aqui presentes. É um momento importante. É o local ideal para esclarecer as dúvidas, já que cada clube tem só até 30 de novembro para aderir ou não à Lei do Profut. Aproveito, também, para comunicar que no próximo encontro já vamos discutir a minuta do regulamento do Baianão 2016 que tem relação direta com a lei”, disse o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.
O aspecto do regulamento a que se refere o dirigente diz respeito ao cumprimento obrigatório das responsabilidades fiscais, entre elas possuir as CDN, como requisito para os clubes se inscreverem em competições oficiais da próxima temporada, independente da sua adesão ou não à Lei 13.155/15 (do Profut).
FBF anuncia Campeonato Baiano de futebol feminino
Bahia Notícias

A Federação Bahiana de Futebol anunciou, nesta quarta-feira (30), o novo Campeonato Baiano Feminino de 2015, no auditório da entidade.
O campeonato terá 16 equipes na busca pelo título, número recorde na história da competição. O Baianão Feminino começará no dia 1º de novembro e seguirá até janeiro.
São Francisco, Vitória, Ypiranga, Euclides da Cunha, Mundo Novo, Ribeira do Pombal, Redenção, Flamengo de Feira, Lusaca, Baiacu, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Catu, Juventude de Vitória da Conquista e Conceição do Jacuípe são os participantes e foram divididos em quatro grupos.
Os times voltam a se reunir com o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, no dia 21 de outubro.
Confira os grupos:
Grupo 1
Euclides da Cunha
Mundo Novo
Ribeira do Pombal
Ypiranga
Grupo 2
Catu
Lusaca
Redenção
Vitória
Grupo 3
Conceição do Jacuípe
Flamengo
São Francisco
Baiacu
Grupo 4
Ilhéus
Itabuna
Juventude
Santo Antônio de Jesus

Com dezesseis equipes, FBF define grupos do Campeonato Baiano Feminino
Por Luciano Pina

Time do Juventude no Campeonato Baiano de 2014
Em reunião que aconteceu na FBF, na manhã desta quarta (30), foram definidos os grupos do Campeonato Baiano de Futebol Feminino, que começa no dia 1º de novembro e termina no dia 17 de janeiro de 2016.
Vão participar da competição dezesseos equipes. Juventude, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Jacuipe, Flamengo de Feira, São Francisco do Conde, Vera Cruz, Catu, Lusaca, Redenção, Vitória, Euclides da Cunha, Mundo Novo, Ypiranga e Ribeira do Pombal.
Confira como ficaram os grupos:
Grupo 1: Juventude, Ilhéus, Itabuna e Santo Antônio de Jesus – Grupo 2: Jacuipe, Flamengo de Feira, São Francisco do Conde e Vera Cruz – Grupo 3: Catu, Lusaca, Redenção e Vitória e o Grupo 4: Euclides da Cunha, Mundo Novo, Ypiranga e Ribeira do Pombal.
Classificam-se dois times de cada grupo para a próxima fase.
A FBF vai divulgar a tabela dos jogos no próximo dia 21 de outubro.
Presidente da FBF confirma Torneio de Verão e anuncia convidados
Galáticos

A Federação Bahiana de Futebol realizará, em janeiro de 2016, o primeiro Torneio de Verão. A competição fará parte da pré-temporada de Bahia e Vitória.
O torneio amistoso envolverá, além da dupla BAVI, dois clubes convidados. O período de realização está previsto para 20 a 24 de janeiro, dias antes do início das competições oficiais Baianão e Copa do Nordeste.
Em entrevista à Equipe dos Galáticos, na noite desta segunda, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, não só confirmou a realização do torneio como anunciou os dois prováveis participantes além dos clubes baianos.
“Pensamos em algo para motivar o torcedor, para que o torcedor já conheça o plantel dos seus clubes, quem vai jogar. A princípio, os convidados são Fluminense e Flamengo. Já conversei com a diretoria do Fluminense, que se interessou e ficou de ver apenas a situação de uma possível ida para pré-temporada nos EUA. Já amanhã mesmo conversarei com o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira. Caso algum deles não possa, temos outros clubes de grandes torcidas em contatos para fazer a substituição”, explicou.
O dirigente ainda revelou que pretende divulgar toda a programação do Torneio de Verão no mês de outubro. “Já estamos tratando sobre os contratos e já solicitamos à CBF a autorização para a realização do Torneio de Verão. Esperamos no máximo até 15 de outubro ter a confirmação de todos os participantes e a programação do Torneio pronta e divulgada”, completou.
No dia em que completa 102 anos, FBF recebe visita e homenagens de deputados
FBF

O Futebol baiano amanheceu em festa nesta segunda-feira (14). A Federação Bahiana de Futebol (FBF) completa 102 anos de fundação.
A entidade máxima do esporte no estado foi fundada em 14 de setembro de 1913, uma das mais antigas do Brasil. Neste mais de um centenário de história, a FBF se destacou pelas suas conquistas e a luta em prol do futebol da Bahia e do Nordeste.
O reconhecimento à atuação da entidade no cenário nacional fica explicitado nas dezenas de mensagens que chegaram presidência da entidade neste dia de celebração. O presidente Ednaldo Rodrigues e o vice Ricardo Lima receberam homenagens pela passagem da data.
As palavras de felicitações vieram através de ligações e mensagens telefônicas, e-mails e cartas. Entre os remetentes estão autoridades políticas e do esporte, presidentes de clubes filiados das Séries A e B, dirigentes de Ligas Desportivas municipais, presidentes de outras Federações do futebol nacional, torcedores e profissionais de imprensa.
Mas, houve também quem fizesse homenagem pessoalmente. Os deputados estaduais Bobô e Manassés visitaram a FBF na manhã desta segunda. Os parlamentares parabenizaram a entidade e todos os seus funcionários através de Rodrigues e Lima.
Presidente e vice da Comissão Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa da Bahia, respectivamente, Bobô e Manassés, que também militam no futebol, ainda anunciaram que solicitaram uma moção de congratulação em homenagem aos 102 anos da FBF durante sessão na Alba nesta tarde.
A Federação Bahiana de Futebol, através do seu presidente e vice, Ednaldo Rodrigues e Ricardo Lima, agradece a todos os amigos e colaboradores que enviaram suas mensagens de homenagem aos 102 anos da entidade. Nesta importante data, a FBF reassume, ainda, seu compromisso de lutar cada vez mais pelo desenvolvimento e fortalecimento do futebol baiano e nordestino.
FBF reúne clubes para tratar da Lei do Profut
FBF

Sancionado pela presidente da República e publicado no diário oficial no início do mês, a PM do Profut já virou lei. O texto propõe o refinanciamento da dívida fiscal dos clubes e entidades esportivas junto à União em um prazo de 240 meses (20 anos).
Porém, para aderir à lei, os clubes deverão cumprir algumas determinações. No parcelamento, será adotado a taxa Selic para os juros e os clubes que deixarem de pagar três parcelas perderão o refinanciamento. Entre outros pontos destacáveis, também está o limite de até 80% para gastos com salários e direitos de imagem, com o restante ficando para outras despesas; apresentação da certidão negativa de débitos junto à Receita para disputar as competições e o estímulo aos clubes de futebol para que se tornem uma sociedade empresária com taxa única de importo de 5%.
Devido à importância da nova lei, de nº 13.155/15, a Federação Bahiana de Futebol convidou todos os clubes das Séries A e B do Baianão para melhor discutir o assunto. Nesta segunda-feira (31), a FBF reuniu presidentes e representantes das agremiações que aceitaram o convite e toda sua assessoria jurídica.
No auditório da entidade, os advogados Manfredo Lessa, Sérgio Couto e Rosberg Crozara orientaram os dirigentes sobre os aspectos do direito desportivo, tributário e criminal da Lei do Profut. Na oportunidade, os presentes também puderam tirar dúvidas.
A partir das questões esclarecidas no encontro, os clubes poderão decidir se vão ou não aderir à lei. “Convidamos todos os clube, pois é um momento muito importante, de mudanças no futebol que precisam ser esclarecidas a eles. Foi uma oportunidade de todos tirarem suas dúvidas e serem orientados sobre a lei do Profut por profissionais especialistas de cada área do direito. Essa lei merece atenção especial. Por isso reunimos aqui toda a nossa assessoria jurídica, nas pessoas dos doutores Manfredo Lessa, Rosberg Crozara e Sérgio Couto”, destacou o presidente Ednaldo Rodrigues.
É importante frisar, ainda, que independente da liberdade de aceitar ou não aderir à Lei do Profut, os clubes terão responsabilidades fiscais a serem cumpridas, entre elas possuir as CDN. O não cumprimento de dispositivos obrigatórios causará o impedimento de disputar competições oficiais.

FBF e clubes realizam Conselho Técnico da Copa Governador do Estado 2015
FBF

O segundo semestre de 2015 está recheado de opções para os seguidores do futebol baiano. Além do Baianão Infantil e Juvenil, Intermunicipal e Baianão Feminino, a Copa Governador do Estado promete muitas emoções aos torcedores espalhados por todo o estado.
A edição 2015 da competição será iniciada em 18 outubro e encerrada em 29 de novembro. Antes de a bola rolar, a Federação Bahiana de Futebol e os clubes se reuniram e realizaram o já tradicional Conselho Técnico.
A diretoria da entidade e os oito participantes definiram os últimos detalhes para a disputa. Fórmula, mandos de campo, valores de ingressos e a distribuição das vagas para campeão e vice foram acertados no encontro, na manhã desta terça-feira (18).
O regulamento da Copa seguirá o utilizado em 2014. Mais uma vez, as oito agremiações serão divididas em dois grupos de quatro para a fase de classificação.
No Grupo 1 ficarão Fluminense, Jacobina, Juazeirense e Vitória. Já no Grupo 2, os duelos serão entre Bahia, Bahia de Feira, Colo Colo e Vitória da Conquista.
O Bahia de Feira ficou com a vaga do Jacuipense, que era o sexto colocado do Baianão e declinou da disputa. Já o Jacobina entrou na disputa por ter herdado a vaga do Galícia, que por sua vez, havia herdado do Flamengo de Guanambi.
Após jogos apenas de ida, os dois melhores colocados de cada grupo avançarão para a segunda fase, a semifinal. Na semifinal, os quatro classificados são novamente divididos em dois grupos, de números 3 e 4, onde os dois melhores garantem vaga na final.
Assim como no ano passado, o campeão da Copa Governador terá o direito de escolher a vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileirão. O vice-campeão ficará com a vaga que sobrar.
No encontro, cada clube teve o direito de escolher os horários e dias do final de semana que pretende mandar seus jogos. As partidas com mando de Bahia e Vitória, sempre que possível serão realizadas nas preliminares dos confrontos de ambos na Série B do Brasileirão.
Os valor mínimo para a cobrança do ingresso permanecerá R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). A FBF manteve o desconto de 50% nas taxas de inscrições de atletas e transferências de jogadores de Federações conveniadas e ainda inovou nesta edição. Ciente das dificuldades encontradas pelos clubes e no intuito de colaborar para que cada um dos oito possa equilibrar suas finanças e investir na montagem dos seus elencos, a entidade irá cobrir toda a despesa de arbitragem, incluindo deslocamento e taxas do quarteto de árbitros de todos os 18 confrontos. Além disso, os 5% da renda bruta dos jogos que é de direito da FBF por estatuto, será revertida para os clubes.
O presidente Ednaldo Rodrigues também alertou os clubes quanto ao cumprimento do Regulamento de Competições da entidade, do CBJD e do Estatuto do Torcedor. Já conhecidas de todos os clubes, as exigências de ambulâncias, médicos e enfermeiros foram mais uma vez ratificadas.
Além de Rodrigues, compuseram a mesa diretora da Conselho Técnico o vice-presidente da FBF, Ricardo Lima; a diretora técnica, Taíse Galvão; e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim.
Já as agremiações participantes estiveram representadas pelos presidentes do Bahia de Feira, Thiago Souza; do Colo Colo, Walter Telles; Vitória da Conquista, Ederlane Amorim; além do supervisor de futebol do Bahia; Miguel Batista; do coordenador das Divisões de Base do Vitória, Carlos Anunciação; os vice-presidentes do Fluminense, Luiz Paolilo Filho e José Chico; presidente do Conselho Deliberativo do Jacobina, Deputado Manassés; e o diretor jurídico da Juazeirense, Randerson Leal.
Os clubes terão até o dia 8 de setembro para apresentar todos os laudos técnicos dos estádios onde mandarão seus jogos. Por conta das reformas na maioria dos estádios,já visando a temporada 2016, o Bahia de Feira mandará os jogos em Luis Eduardo Magalhães, o Flu de Feira em Riachão do Jacuipe, o Juazeirense em Senhor do Bonfim, o Jacobina em Pituaçu, o Bahia também em Pituaçu, o Vitória no Barradão, o Colo Colo em Ilhéus e Vitória da Conquista, no estádio Edvaldo Flores, na propria cidade, devido às obras no Lomanto Júnior.
Sul-Americana: FBF recorre em defesa do Bahia e julgamento é marcado para sexta
FBF

O futuro do Bahia na Copa Sul-Americana será decidido às 10h da próxima sexta-feira (14). O STJD julgará o Processo 157/2015, impetrado pelo Ceará para ficar com a vaga na competição.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) entrou no processo como terceiro interessado, em defesa do seu filiado, o Tricolor. A entidade entendeu que o mandado de segurança concedido ao time cearense, que lhe deu o direito de disputar a Sul-Americana e a Copa do Brasil, concomitantemente, fere ao que decidiu a CBF sobre o sistema de distribuição das vagas em ao CBJD.
Para isso, a FBF, através da sua presidência e seu departamento jurídico, se baseou em aproximadamente 15 pontos. Um deles diz respeito ao ofício 170/15, enviado pela diretoria de competições da entidade nacional a todas as Federações e clubes no dia 21 de maio de 2015.
Nele, o diretor de competições, Manoel Flores, deixa claro que “os clubes que tenham obtido vaga para a Copa Sul-Americana de 2015 só poderão disputar a referida competição caso não estejam classificados para disputar as oitavas de final da Copa do Brasil 2015, conforme estabelece o REC da Série A, no seu artigo 6º. O critério se aplica aos clubes da Série A/15 como também aos clubes oriundos de conquista das copas regionais – Ceará/CE, pela Copa do Nordeste, e Brasília /DF, pela Copa Verde (obs: o Brasília não disputa a Copa do Brasil). Neste caso específico das competições regionais (Copa do Nordeste e Copa Verde), se um clube avançar às oitavas da Copa do Brasil cederá seu lugar ao clube imediatamente abaixo na classificação da competição que originou a vaga. Se a situação se repetir, classifica-se o clube imediatamente abaixo, e assim sucessivamente, até que as vagas sejam preenchidas”.
O texto do ofício, deixa claro que o Ceará, por ter avançado às oitavas de final da Copa do Brasil, não pode disputar a Copa Sul-Americana. Sua vaga na competição continental passa a ser, então, do vice-campeão da Copa do Nordeste deste ano, portanto, o Bahia. :: LEIA MAIS »








