:: ‘FBF’
FBF reúne árbitros escalados para a 1ª rodada do Intermunicipal
FBF

Em uma partida de futebol, são inúmeras as responsabilidades do árbitro. Cabe a ele aplicar a regra e ter autoridade sobre tudo que esteja relacionado ao jogo. E o papel do profissional tem que ser cumprido durante 90 minutos e as decisões devem ser tomadas em frações de segundo.
Por isso, a Federação Bahiana de Futebol (FBF), entidade que sempre investe na arbitragem, reuniu nesta sexta-feira (7), os 30 profissionais que vão atuar este final de semana na estreia da maior competição amadora do país.
No encontro que contou com a participação do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, do presidente do CEAF-BA, Wilson Paim, da secretária CEAF-BA, Tânia Regina e Ana Paula Laranjeira, coordenadora do departamento de arbitragem, os profissionais do apito foram orientados sobre a importância do cumprimento dos seus deveres e comportamento ético para que não interfiram no bom andamento do jogo.
Na ocasião, também foi debatida a importância da vistoria no campo, a comunicação interna dos profissionais, a preparação física, técnica e tática do árbitro,o preenchimento de súmulas, atrasos no início dos jogos, além de compreender e respeitar o regulamento.
Sabendo da dimensão do árbitro no Intermunicipal, Rodrigues não esqueceu de incentivar e garantir o total apoio aos profissionais.
“Sejam bastante comprometidos dentro de campo, pois são vocês os representantes da entidade no jogo. Além disso, assim como a competição revela jogadores, revela também grandes árbitros e que hoje integram o quadro da CBF. Desejo boa sorte a todos” concluiu.
Por fim, ainda foram entregues a todos os kits e materiais que serão utilizados na partida.
FBF lança intermunicipal de 2015
FBF

A bola ainda não rolou, mas a “largada” foi dada em mais uma edição da maior competição de futebol amador do Brasil. Diante de uma imensa plateia e com direito a todas as pompas e holofotes a que merece, o Intermunicipal 2015 foi lançado na manhã deste sábado (1º).
O já tradicional Congresso do Campeonato foi realizado pela Federação Bahiana de Futebol. Dirigentes e representantes das Ligas Municipais, autoridades e profissionais da imprensa esportiva da Capital e do Interior do Estado se reuniram no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, para acompanhar todos os detalhes da competição que mexe os corações dos baianos.
Até dezembro, quando será conhecido o campeão, a Bahia irá respirar Intermunicipal. Afinal, nenhum outro torneio de futebol no país é capaz de gerar 2000 empregos diretos e outros 8000 indiretos de profissionais que trabalham como treinadores, preparadores físicos, supervisores, massagistas, enfermeiros, porteiros, bilheteiros, vendedores ambulantes, prestadores de serviços etc.
Além dos mandatários da entidade máxima do futebol baiano, os congressistas puderam conferir e acompanhar as palavras do técnico do time feminino do São Francisco do Conde Esporte Clube, Mário Augusto Filgueiras, e da secretária da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), Tânia Regina Saldanha. Estes foram os responsáveis por ministrar as palestras “Expansão do Futebol Feminino no Interior do Estado” e “Aspectos do regulamento que refletem na arbitragem”, respectivamente. Todos compuseram a mesa diretora, ao lado, ainda, do presiente Ceaf-BA, Wilson Paim; da diretora técnica da FBF, Taíse Galvão; da prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva; do presidente do Conselho Fiscal da FBF, Wildberg Andrade; do presidente da ABCD, Márcio Martins, e dos vice-prefeitos de Luís Eduardo Magalhães e Mairí, Marcos Alecrim e Aliomar Muritiba, respectivamente.
Encerradas as exposições, foi iniciado o momento mais esperado do Congresso. A hora de conhecer o regulamento, tabela e divisão dos grupos regionalizados para a 1ª fase do Intermunicipal 2015.
As 66 Seleções participantes ficaram divididas em 18 grupos regionalizados, sendo 12 de quatro Seleções e seis de três Seleções cada.
Como antecipado pela FBF, a abertura do Campeonato acontecerá no dia 9 de agosto, às 10h30, na cidade da campeã da última edição. Cachoeira receberá, em casa, a Seleção de São Félix. No mesmo dia, mas às 15h, todas as outras Seleções entram em campo para fazer suas estreias e concluir a primeira rodada. Já a final está marcada para o dia 6 de dezembro.
FBF cobra início das obras do Joia da Princesa para a temporada 2016
FBF

O compromisso de profissionalizar todos os setores da cadeia produtiva do futebol baiano, assumido pelo presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, e o vice, Ricardo Lima, até o final da gestão, em 2018, passa também pelas praças esportivas do estado. Como já anunciado antecipadamente pela presidência da entidade, não serão aceitos em 2016 estádios em condições inadequadas para que o espetáculo do futebol tenha o devido e merecido destaque.
Por isso, a FBF alertou a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através de ofício, da necessidade de iniciar o quanto antes a reforma do Estádio Alberto Oliveira. O Joia da Princesa, como também é conhecido, precisa de intervenções para que atenda aos requisitos do Estatuto do Torcedor – Lei Nº 10.671/2003.
O estádio, assim como todos os outros que serão utilizados pelos clubes no Baianão 2016 e demais competições oficiais do ano precisarão atender também às normas de segurança, acessibilidade e higiene, sendo detentor de todos os laudos exigido por lei e apresentando as melhores condições possíveis para a prática do futebol, seja quanto ao estado dos vestiários, inclusive dos árbitros, seja no tocante ao campo de jogo, alambrados, placar, lanchonetes, arquibancadas entre outros.
A preocupação da FBF com o Joia se dá devido ao não fechamento do estádio, como anunciado pelo poder público local, após a final da Série B do Baianão 2015, em 28 de junho, para o dia seguinte. Chegou ao conhecimento da diretoria da entidade que a praça feirense continua recebendo algumas partidas não oficiais e que não fazem parte do calendário do futebol da Bahia, com alegação de que ainda não foi feita a licitação para a obra, que envolve a remoção de todo o gramado, o que pode comprometer a sua inadiável reforma e, consequentemente, sua liberação para receber jogos oficiais em 2016.
Vale lembrar que a entidade máxima do futebol baiano já iniciou as vistorias em todos os estádios candidatos a sediar os duelos do próximo ano. O cronograma foi aberto no Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, candidato a ser a casa do Jacuipense, e já foi feito, também, no José Rocha, em Jacobina, e no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.
Além da prefeitura de Feira, os clubes Bahia de Feira, Feirense e Fluminense de Feira também foram notificados sobre a necessidade do início das obras para a plena recuperação do Joia. A FBF ainda alertou as três agremiações para que, caso as melhorias não sejam iniciadas a tempo de serem concluídas aprovadas dentro do prazo, busquem outros mandos de campo para o próximo ano. A diretoria do Tremendão, inclusive, comunicou à presidência da entidade que já iniciou contatos com a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães para, em caso da indisponibilidade do Joia da Princesa, sua equipe mande seus confrontos no estádio luís-eduardense.
FBF adia jogo de abertura do Intermunicipal
Bahia Notícias

Por meio de um comunicado no fim da tarde desta quinta-feira (30), a Federação Bahiana de Futebol (30) anunciou que decidiu remarcar a data da partida que abrirá o Campeonato Intermunicipal. Anteriormente marcado para o dia 2 de agosto, a competição terá o seu início no dia 9, às 10h30.
Em uma visita técnica ao estádio Municipal de Cachoeira, local da primeira partida, a equipe de vistorias da entidade verificou que alguns ajustes precisam ser realizados para que a praça esteja apta para a partida.
Com isso, Cachoeira, atual campeã do Intermunicipal, terá mais tempo para se preparar para enfrentar um adversário ainda desconhecido. O time que vai enfrentar a equipe do recôncavo será definida neste domingo (2), no Congresso do Intermunicipal.
No mesmo dia da abertura, às 15h, as outras 64 seleções farão as suas estreias.
Através da Sudesb, Governo encaminha parceria com a FBF pelo futebol feminino
FBF

Menos de uma semana após instituir a equipe de coordenação para fomentar o futebol feminino no Interior da Bahia, a Federação Bahiana de Futebol mais uma vez dá mostras de que a luta pela valorização e crescimento da modalidade no estado será incansável. Nesta terça-feira (28), a entidade deu mais um grande passo rumo ao novo futebol feminino baiano, mais desenvolvido e fortalecido.
A presidência da FBF encaminhou uma importante parceria com o Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O poder público se tornará um aliado do presidente Ednaldo Rodrigues e sua diretoria na batalha para elevar a categoria e as atletas baianas a um patamar de reconhecimento e respeito no Brasil.
A parceria já será colocada em prática na edição de 2015 do Baianão Feminino, previsto para ser iniciado no mês de outubro. A Sudesb atuará principalmente no fortalecimento dos clubes.
O início da “sociedade” foi marcado, simbolicamente, com a visita do diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, e seu coordenador de excelência esportiva, Sinval Vieira, que ficará responsável pelo contato com a FBF em tudo que se refere ao projeto. A dupla, que representa o governador Rui Costa foi recebida pelo mandatário da entidade, além do vice-presidente, Ricardo Lima, e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim.
Em conversa com o portal FBF, Dourado celebrou a união pelo bem do esporte. “Essa parceria tem grande importância para nós. Vamos apoiar o que já vem sendo bem desenvolvido pela FBF já em relação ao campeonato feminino deste ano. E já pensando em 2016, vamos contribuir para o desenvolvimento dos clubes e apoiar a FBF nessa intenção de regionalizar a competição e fortalecer principalmente o Interior do estado”, disse o diretor.
Elias Dourado e Sinval Vieira ainda parabenizaram a FBF pela criação da equipe de coordenação, composta pelo fundador do Flamengo de Feira Futebol Clube, Edmilson Amorim (Michelino); o técnico e coordenador do São Francisco, Mário Augusto; e a ex-jogadora da Seleção Brasileira, Solange Bastos. O trio já iniciará no mês de agosto uma caravana por diversas cidades baianas para recrutar novos talentos para reforçar as equipes que disputarão o estadual.
Com mais um passo dado, fica a certeza de que, em breve, o torcedor baiano assistirá a novas “Rafaelles, Fabianas e Formigas” * honrando e representando a Bahia pelo mundo afora.
*Atletas baianas e reveladas em clubes do estado, Rafaelle, Fabiana e Formiga conquistaram recentemente a medalha de ouro no Pan-Americano 2015, em Toronto, no Canadá, com a Seleção Brasileira Feminina de Futebol.
FBF cria equipe de coordenação para promover o futebol feminino na Bahia
FBF

A luta pelo fortalecimento e crescimento do futebol feminino sempre foi um dos pilares da gestão do presidente Ednaldo Rodrigues à frente da Federação Bahiana de Futebol (FBF). A entidade é uma das poucas no país que continua a batalha contra as dificuldades para realizar competições da categoria.
Nesta quarta-feira (22), a FBF deu mais um grande passo rumo ao desenvolvimento do futebol feminino da Bahia. A presidência da entidade, que já realiza o Baianão Feminino, instituiu uma equipe de coordenação para fomentar a modalidade no Interior do estado.
O grupo é formado por pessoas de grandes histórias e relevantes contribuições ao esporte. Tratam-se do fundador do Flamengo de Feira Futebol Clube, Edmilson Amorim (Michelino); o técnico e coordenador do São Francisco, Mário Augusto; e a ex-jogadora da Seleção Brasileira, Solange Bastos.
A equipe se reuniu com Rodrigues, o vice-presidente da entidade, Ricardo Lima, e a diretora técnica, Taíse Galvão. Na oportunidade, apresentaram ideias e discutiram mudanças na competição estadual.
A principal alteração diz respeito a uma proposta da FBF para a reformulação do campeonato a partir da edição de 2016. O desejo da entidade é fazer um torneio semelhante ao Intermunicipal, onde na primeira fase equipes de diversas cidades ficariam divididas em grupos regionalizados e jogariam entre si. As vencedoras de cada região avançariam para a fase final e disputariam o título.
Enquanto não implantam a modificação, o dirigentes criaram um projeto para ser aplicado já na edição de 2015. A equipe de coordenação fará caravanas por cidades do Interior, onde realizará peneiras com atletas das regiões.
As jogadoras que se destacarem e forem aprovadas nos testes serão selecionadas pela coordenação e, após um sorteio, serão distribuídas entre os clubes participantes do Baianão, para que cada equipe se reforce e proporcione ao torcedor um campeonato mais equilibrado tecnicamente e assim mais atrativo. :: LEIA MAIS »
Prefeito e desportistas de Barra do Choça se reúnem com presidência da FBF
FBF

Na última quarta-feira (15), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) recebeu a visita do atual prefeito de Barra do Choça. Oberdan Rocha, grande incentivador do esporte no município, foi recepcionado pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
Acompanhado do presidente da Liga Desportiva da cidade, Lindomar Monteiro, e do coordenador de esportes da prefeitura, Nereu Ferreira, o governante se reuniu com o dirigente e o vice-presidente da FBF, Ricardo Lima. Na pauta, o Intermunicipal 2015.
Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos referentes ao retorno de Barra do Choça à maior competição de futebol amador do Brasil. Neste ano, o município do Centro-Sul Baiano voltará a ter sua Seleção na disputa.
Durante a reunião, as autoridades ainda trataram outros temas, como o fomento do futebol na cidade e região. Rodrigues e Lima colocaram a FBF à disposição para apoiar e divulgar os campeonatos amadores barra-chocenses.
Já o prefeito e os desportistas destacaram que têm como um dos principais objetivos da gestão resgatar os projetos de inclusão social através do esporte.

FBF inicia vistoria dos Estádios para o Baianão 2016
FBF

Atendendo aos anseios dos torcedores e visando a qualidade e o desenvolvimento do futebol baiano, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) deu um importante passo para a organização do Campeonato Baiano 2016. A entidade se antecipou e, mesmo faltando seis meses para o início da competição, iniciará a vistoria dos estádios que receberão jogos da 1ª e 2ª Divisões.
O cronograma de vistorias técnicas será aberto na próximo sábado (18). Entre os requisitos que serão observados para a elaboração dos laudos, estão a capacidade de cada estádio, segurança, instalações em geral (higiene, banheiros e vestiários), campo de jogo, iluminação e qualidade dos gramados.
A primeira praça a ser vistoriada será o Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuipe. Um dia depois, dia 19, será a vez da praça esportiva José Rocha, em Jacobina. Ainda no mês de julho, serão vistoriados o Alberto Oliveira (21) e o 2 de Julho, em Guanambi (24,25 e 26).
Já no mês de agosto, a fiscalização será executada no estádio Roberto Santos (Pituaçu) no dia 04, Manoel Barradas, dia 05, Lomanto Júnior (V. da Conquista), dias 07, 08 e 09, na Arena Fonte Nova dia 14, Mário Pessoa (Ilhéus), dia 21 e 22, e finalizando a primeira etapa no estádio Aduato Moraes nos dias 28, 29 e 30.
Serão vistoriados no mês de setembro e outubro, ainda, estádios que poderão ou serão utilizados na Segunda Divisão, como o Mariano Santana, em Serrinha (05 de setembro); Luiz Viana Filho, em Itabuna (11 e 12 de setembro); Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim (18 e 19 de setembro), Agnaldo Bento, em Porto Seguro (24 de setembro); Antônio Rodrigues Santana “Tomatão”, em Teixeira de Freitas (25 e 26 de setembro); José Araújo, em Eunápolis (27 de setembro); Waldomiro Borges, em Jequié (02 e03 de outubro); Estádio Municipal Geraldão, em Barreiras (09 e 10 de outubro), estádio Luis Eduardo Magalhães (11 e 12 de outubro); Armando Oliveira, em Camaçari (18 de outubro) e por fim, o Antônio Carneiro, em Alagoinhas no dia 19.
Em caso de não aprovação dos laudos, os estádios terão até 27 de novembro, quando faltarão 60 dias para o início do Baianão da 1ª Divisão, para a conclusão das melhorias. Já os estádios que receberão jogos da 2ª Divisão terão até 15 de dezembro para realizarem as melhorias.
Persistindo os problemas detectados, o clube que iria sediar seus jogos nestes locais terá que mudar seu mando de campo para estádios alternativos, indicados sempre pela FBF, o mais próximo possível das suas cidades, e que os seus laudos atendam aos pré-requisitos exigidos pela Lei 10.671/03, do Estatuto de Defesa do Torcedor.
O cronograma de Vistorias Técnicas das Condições de Segurança, Capacidade, Higiene e Engenharia dos Estádios que abrigam Jogos de Competições Oficiais da 1ª e 2ª Divisão promovidas pela FBF foi publicado através da RDI-05/15.
FBF terá reunião com Colo Colo para esclarecer irregularidades
Bahia Notícias

Com o objetivo de esclarecer o caso de irregularidade de atletas do Colo Colo no primeiro jogo do Campeonato Brasileiro da Série D, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) convidou para esta quinta-feira (16) uma reunião com a diretoria do time de Ilhéus.
“A Federação chamou o Colo Colo para entender as razões para uma situação dessa ter acontecido. As consequências disto podem prejudicar o clube. A FBF já tinha alertado”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, ao Bahia Notícias.
Segundo Ednaldo, o Colo Colo tem grandes chances de sofrer uma punição com o caso. “Eu acho muito difícil a equipe não ser punida. A Federação condena esse tipo de acontecimento. Não podem ter pessoas gerindo o futebol que tomem essa atitude. Isso tem que vir à tona para que sirva de exemplo”, acrescentou.
Mesmo assim, o presidente garantiu que a FBF estará apoiando judicialmente a equipe de Ilhéus. “Independente de qualquer série que disputar, a FBF estará defendendo os interesses do futebol baiano. O Colo Colo terá um advogado disponível no Rio de Janeiro. Tanto o Colo Colo como qualquer clube que precisar”, finalizou.
O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) reza que é proibido “incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente atleta que não tenha condição legal de participar da partida, prova ou equivalente”. O clube ilheense poderá perder seis pontos na competição nacional.
Técnico do Colo Colo acusa FBF de demissão; Ednaldo Rodrigues rebate
Bahia Notícias

A polêmica que cerca o Colo Colo após a descoberta de atletas irregulares na primeira rodada do Campeonato da Série D continua. Depois da demissão da equipe de Ilhéus, o técnico Duzinho acusou o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues de impor esta decisão ao time do interior. “O Ednaldo (Rodrigues) pediu para o Colo Colo demitir a comissão técnica. Infelizmente, o sistema acaba fazendo essa imposição”, afirmou ao Bahia Notícias.
Por sua vez, o mandatário da entidade máxima do futebol da Bahia declarou ao BN que não tem poder nas decisões dos filiados e afirmou que o ex-treinador da equipe estava ciente da irregularidade dos jogadores. “A Federação não emprega comissão técnica. A responsabilidade disso é da presidência.
Ele (Duzinho) fala muitas coisas que não tem nexo. Nossa exigência é que os filiados tenham uma lisura dentro do quadro da entidade. O presidente do Colo Colo analisou e constatou que o treinador sabia da irregularidade”, rebateu.








