:: ‘Lomantão’
Conquista x Serrano hoje no Lomantão pelo Campeonato Baiano
Blog da Resenha Geral

Na tarde deste domingo (01/03), acontecerá o clássico da região Sudoeste entre o E.C Vitória da Conquista e o Serrano Sport Clube. No confronto direto, sempre em jogos oficiais, o Bode leva ampla vantagem.
O jogo de hoje tem duas características importantes. O Conquista além de necessitar de uma vitória para se manter na liderança do Baianão 2015, o treinador utilizará a partida para ajustes finais para o grande jogo pela Copa do Brasil, nesta quarta – feira (4), contra o Palmeiras de São Paulo.
Outro aspecto que merece destaque é o fato do Serrano tentar uma vitória na tarde de hoje por conta de estar fazendo parte do pelotão da degola no certame.
A Rádio Clube FM (95,9) transmitirá a partida com narração de Márcio Magalhães e participação de toda equipe de esportes comandada por Luciano Pina. O programa Esperando Futebol começa às 14 horas com Patrícia Oliveira e Luciano Pina.
Obras no Lomantão em ritmo acelerado
Blog da Resenha Geral

A Prefeitura está dando atenção as obras de restauração do Estádio Lomanto Junior, o mais belo estádio de futebol de todo interior da Bahia. Após a realização de várias modificações e restaurações no interior do Lomantão, a Prefeitura de Vitória da Conquista trabalha em ritmo acelerado para concluir a obra de asfaltamento da área de estacionamento.
A PMVC investirá R$ 250 mil no projeto de asfaltamento que servirá também para evitar erosão e que areia e cascalho sejam levados para as arquibancadas pelas enxurradas em dias de chuva. O espaço servirá ainda para uso multifuncional, permitindo a prática de atividades físicas, como skate e exercícios funcionais, além da possibilidade de utilizar o espaço para pequenos eventos culturais.
O jogo do Palmeiras pela Copa do Brasil está marcado para o dia 4 de março e a PMVC terá ainda mais 17 dias para conclusão do projeto. O gramado deverá continuar recebendo atenção especial. No jogo do Serrano contra o E.C Vitória gerou reclamações do time da capital e setores da imprensa.
E.C Vitória da Conquista x E.C Bahia jogo de hoje no Lomantão
Blog da Resenha Geral

Na tarde deste domingo o E.C Vitória da Conquista enfrenta o E.C Bahia em jogo válido pelo Campeonato Baiano de 2015, primeira rodada. O jogo está marcado pela FBF – Federação Bahiana de Futebol para às 16 horas.
O Bode tem problemas para escalar o time e o treinador Evandro Guimarães não contará com os zagueiros Sílvio, Paiva e Emílios e o lateral Direito Maisena que não foram regularizados e ficam de fora da partida. A boa notícia é que os atacantes Brasão, Neto Potiguar e Cacá estão à disposição.
O provável time que entra em campo deve ser: Viáfara, Apodi, Fernando Belém, João Álvaro e Matheus, Maicon, Fausto, Diego Aragão, André Beleza, Carlinhos e Rafamar.
Na manhã de ontem (31), os jogadores do Bode participaram de um treino recreativo no Lomantão e depois foram diretos para a concentração.
E.C Bahia, Vitória e America de Natal em 8 dias em Conquista
Blog da Resenha Geral

A cidade de Vitória da Conquista terá em apenas uma semana 3 importantes jogos oficiais. No dia 1º de fevereiro jogam no Lomantão, pelo Campeonato Baiano de 2015, o Bode contra o E.C Bahia.
Na 4ª feira (4), o Serrano enfrentará o America de Natal pela Copa do Nordeste. No domingo (8), o mesmo Serrano enfrentará no Lomantão, o E.C Vitória de Salvador pelo Baianão 2015.
O Serrano mandará os seus jogos na cidade de Porto Seguro. Os jogos contra o America (RN) e Vitória da capital, foram programados para Vitória da Conquista, devido à falta de laudos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária que são exigidos pela CBF e FBF. A Prefeitura de Porto Seguro trabalha intensamente para liberar a Toca do Guaiamu que serviu a Seleção da Suíça na Copa do Mundo para as competições oficiais do Serrano em todo ano de 2015.
Lomantão terá placar de Led improvisado
Blog da Resenha Geral

Na manhã desta terça-feira (6), a reportagem da Resenha Geral da Rádio Clube FM (95,9) visitou o Estádio Lomanto Junior. No momento, poucas pessoas estavam trabalhando, mas sinais evidentes de que o gramado passa por uma reforma com nivelamento e adubagem.
O titular da Secretaria de Esportes, Nagib Barroso (foto) e o gerente Danilo Kiribamba chegaram logo após e com bastante cordialidade atenderam a repórter Mônica Cajaíba.
O secretário confirmou que a administração municipal entregará o Lomantão restaurado já no dia 1º de fevereiro, para o início do Campeonato Baiano, com a estreia do Conquista contra o E.C Bahia. “A recuperação do piso está sendo feita pela Dra. Luiza Lúcia de Oliveira. Na terceira etapa estaremos fazendo as melhorias dos equipamentos incluindo cabine de rádio e placar eletrônico”, disse Nagib.

Lomantão tem boa estrutura, diz jornal A Tarde
Blog da Resenha Geral

Na edição de domingo (28), o jornal A Tarde, no caderno de esporte, estampa uma manchete: Artistas sem palco e afirma que devido a problemas estruturais, em especial nos gramados, 9 dos 12 times do campeonato ainda não têm campo confirmado.
O jornal mostra um quadro com ilustração da situação atual dos estádios de futebol do Estado da Bahia. Uma mão com o polegar pra cima, na cor verde, indica que o estádio pesquisado (Lomantão) possui um bom gramado, boa estrutura com capacidade para 12.500 pessoas.
Para surpresa, mesmo com gramado irregular, iluminação necessitando de urgente restauração e vestiários ruins, a reportagem aprova o que viu. Resta saber se a FBF e CBF concordam sem nenhuma ressalva. O estádio de Vitória da Conquista terá jogos oficiais do Campeonato Baiano de 2014 e Copa do Brasil com o jogo Conquista x Palmeiras programado pára o dia 25 de fevereiro.

Prefeitura tem pouco tempo para arrumar o Lomantão
Blog da Resenha Geral

O Estádio Lomanto Junior em Vitória da Conquista será palco em 2015 de jogos importantes. Já no início do mês de fevereiro, o E.C Vitória da Conquista estréia no Campeonato Baiano de 2015 enfrentando o E.C Bahia no primeiro jogo do certame.
No mês de abril o Bode marcará a sua estréia na Copa do Brasil ao enfrentar o Palmeiras de São Paulo em jogo também no Lomantão. Com o início do Baianão em fevereiro, significa que a Prefeitura só terá o mês de janeiro para restaurar o Lomantão que está com o gramado, iluminação e vestiários em situação precária. Conquista será uma vitrine importante na Copa do Brasil merecendo toda atenção da administração municipal – que deve iniciar com urgência os retoques na nossa praça de esportes uma das mais belas do nordeste.
O Lomantão precisa ser preparado para a Copa do Brasil de 2015
Blog da Resenha Geral

O Estádio Lomato Junior está necessitando de urgentes providências pela administração municipal. O ano de 2015 será importantíssimo para o futebol conquistense. Logo no início de fevereiro, o E.C Vitória da Conquista fará sua estréia no Campeonato Baiano contra o E.C Bahia.
No dia 16 de dezembro, às 11h, a CBF vai realizar o sorteio da primeira fase da Copa do BRASIL O Bode de Vitória da Conquista, que está no Pote E vai jogar contra um time do Pote A – que tem o Flamengo, Grêmio, Santos, Atlético-PR, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Coritiba, Goiás e o Bahia.
A Secretaria de Esportes precisa elaborar um projeto para um dos mais belos estádios de futebol da Bahia e iniciar imediatamente as obras de restauração. O gramado, iluminação e os vestiários do Estádio Lomanto Jr. têm sido a principal preocupação da FBF. È bom registrar que no caso da Copa do Brasil a vistoria será feira pela CBF.
Erro da Prefeitura deixa Lomantão fora da Copa do Estado; Conquista vai jogar em Itabuna
Blog da Resenha Geral

O mando de campo do ECPP Vitória da Conquista foi transferido do estádio Lomanto Junior para o Luiz Viana Filho, em Itabuna. A mudança brusca foi tomada acatando ordem da Federação Bahiana de Futebol (FBF), que não obteve os laudos técnicos do estádio municipal de Conquista.
Segundo FBF, a alteração de mando de campo se dá “em decorrência de Laudos Técnicos vencidos, de acordo com o que determina o ‘Art. 7° letra A’ das Normas Gerais dos Campeonatos Oficiais, e em conformidade com o ‘Art. 2º letra F’ do Regulamento da Competição.”. Ou seja, a Prefeitura de Vitória da Conquista não enviou os laudos do Estádio Lomanto Junior dentro dos prazos para a liberação da praça à Copa Governador do Estado.
Com isso, o Bode terá que enfrentar o Serrano, no dia 25/10, e Colo Colo, no dia 9/11, há 230 km de casa. Caso o time conquistense passe para semifinal e final, o fato se repetirá mais outras duas vezes.
OPINIÃO: Lomantão assombrado ou diretoria incompetente?
Por Gabriel Oliveira

Vitória da Conquista sempre foi uma cidade extremamente carente no quesito futebol profissional. O Conquista Futebol Clube e o Serrano começaram bem mas caíram no desgosto da população conquistense pela falta de resultados. Em 2006 então surgiu uma luz no fim do túnel: o Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista, o bode, que despontou como a terceira força do futebol baiano, desbancando, em várias oportunidades, o Vitória, que foi, por algum tempo, o principal representante do futebol baiano no cenário nacional.
Eu, na época, ainda na adolescência, me apaixonei pelo Vitória da Conquista. Comprei camisas, enfrentei filas enormes para trocar notas fiscais por ingressos e mobilizei toda a família para que juntassem as notas com esse objetivo, e quando não podia ir ao estádio, ouvia as narrações de Luiz Alves na 96 FM, de forma que deixava de assistir clássicos de Vasco x Flamengo para acompanhar o bode do sudoeste baiano, principalmente contra o Itabuna, afinal, aquilo é que era rivalidade; lamento por quem não teve o prazer de acompanhar. O Lomantão nunca esteve tão vivo: foram algumas das maiores médias de público da história do campeonato baiano. Vitória da Conquista x Itabuna, Vitória e Bahia, se tornaram importantes registros para a história da cidade.
Em 2005 o Vitória da Conquista foi fundado enquanto time de futebol profissional e em 2006 foi campeão da Série B do baiano invicto. Em 2007, se minha memória não falha, foi 7º colocado, mas com uma campanha de destaque. Em 2008? Ah amigos, foi o ápice. Para que se tenha uma ideia, teve um 5×5 com o Vitória da Salvador, um dos jogos mais emocionantes de minha vida, o qual assisti pela TV Aratu. Nesse ano, o Conquista chegou ao último jogo da última fase em 1º lugar, dependendo apenas de si para ser campeão baiano e se sagrar como o time mais jovem a ganhar um baianão. Dependia só de si, mas perdeu, por motivo de suspensão, o herói do time: o atacante Tatu, um dos artilheiros do campeonato daquele ano. A adrenalina volta às veias só de lembrar como foi bom. Foi bom, mas se foi!
O Vitória da Conquista chegou então à Série C do campeonato baiano e eu fui em todos os jogos realizados no Lomantão. Ainda se tinha a desculpa de ser um time iniciante, com pouca experiência em competições daquele porte, mas a campanha não foi de todo ruim. Junto com o Itabuna, o time avançou até onde pode, ficando atrás de ASA e Confiança e sendo eliminado do campeonato, sendo classificado uma posição abaixo daqueles que se manteriam na série C no próximo ano. A diretoria entrou com um processo no STJD contra o Duque de Caxias, com o objetivo de ficar com a vaga que o time carioca ocupava, alegando a escalação de um jogador suspenso em um jogo da segunda fase. Foi um sopro de esperança logo frustrado.
No ano seguinte, o caminho rumo à ascensão do time no cenário nacional foi caindo, principalmente com a implantação da Série D, um obstáculo a mais para times pequenos. A freguesia do Vitória acabou e o Conquista passou a ser mais um time do interior, que se destacava ganhando dos pequenos, mas sempre decepcionando quando se chegava a disputas importantes com o Bahia e o Vitória. Nos anos seguintes os times de Feira de Santana foram se destacando, o Bahia de Feira surgiu e foi logo campeão baiano. Para quem amava o bode foi uma facada no peito, afinal, com uma administração de sucesso, o time conseguiu rapidamente aquilo que nós desejávamos e batíamos na trave a algum tempo.
Para encurtar a história, e não tirar alguns méritos do clube, hoje, o Conquista, é o maior ganhador da história da Copa Governador do Estado da Bahia, com três títulos consecutivos, algo que ainda serviu para animar os torcedores. Porém, mesmo com tudo isso, o Lomantão vê, mais uma vez, suas arquibancadas esvaziarem. Mas porque? Pela vergonha que se passa toda vez que o time sai para uma competição maior. É destaque da Copa Governador, chega próximo do título no baianão, mas treme as pernas toda vez que joga com o Vitória e o Bahia, e sai, como já vimos algumas vezes, sem, sequer, uma vitória na Série D.
Não basta ganhar competições em que os times grandes não estão. O torcedor quer ver a raça do time é quando ele está em desvantagem. É difícil entender os motivos que levam a diretoria, mesmo após sucessivas decepções, apostar sempre nos mesmos jogadores e na mesma comissão técnica. Vitória da Conquista respira futebol. Basta ir a qualquer campo de várzea aos sábados, domingos ou até dias de semana para ver as competições sérias que se travam e as estrelas que se revelam. O Lomantão não é assombrado, mas a teimosia de não se procurar alternativas e investimentos para superar a mediocridade não permite que o time cresça.
Um time que leva o nome de uma cidade em seu nome, tem com ela uma responsabilidade diferenciada. Do que adianta ser considerada a terceira força do futebol baiano se bate na trave todos os anos? Eu nasci em Vitória da Conquista, sou torcedor do Vitória da Conquista e quero voltar a sentir a emoção e o frio na barriga mesmo antes de entrar no estádio.
*Gabriel Oliveira é estudante de Direito da UESB, servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, diretor de jornalismo do Blog da Bia Oliveira e amante dos esportes, da fotografia e da vida.








