Blog da Resenha Geral

IMG_1273

Os orelhões da operadora de telefonia Oi, que já realizavam ligações locais gratuitas, agora passam a realizar ligações interurbanas (entre cidades ou estados) sem nenhum custo para o consumidor. A medida, imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começou a valer nesta quinta-feira (1º de outubro) na Bahia e outros 13 estados.

A Anatel estabeleceu a gratuidade porque a Oi não atingiu os patamares de disponibilidade de orelhões nesses estados. De acordo com a medição mais recente da agência, feita em 30 de agosto, os estados que não atendem aos critérios e, portanto, continuam com chamadas gratuitas, são Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As chamadas permanecerão gratuitas até que os patamares exigidos pela Anatel sejam alcançados. Caso isso não ocorra, a Anatel deverá obrigar que a operadora amplie a gratuidade também nas ligações locais para celulares, a partir de abril de 2016, e de ligações interurbanas para celulares, a partir de outubro do ano que vem.