Fonte CBF

O objeto de desejo do futebol brasileiro no primeiro semestre, a Copa do Brasil, está na fase decisiva, com os jogos de volta das oitavas-de-final a serem realizados nesta semana. Americano, Atlético/MG, Atlético/PR, Corinthians, Coritiba, CSA, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Icasa, Internacional, Náutico, Ponte Preta, Vasco da Gama e Vitória são os últimos 16 clubes ainda na disputa do troféu.

A Copa do Brasil 2009 é a 21ª edição de sucesso da competição idealizada no primeiro ano da gestão de Ricardo Teixeira à frente da CBF, em 1989. O torneio conta em seu início com a participação de 64 equipes de todos os estados do Brasil em busca do sonho de participar da Copa Libertadores da América, direito concedido ao campeão da Copa do Brasil.

A taça da Copa do Brasil já passou por oito modelos, sendo que este último estreou na edição de 2008, vencida pelo Sport. O atual troféu é muito parecido ao do Campeonato Brasileiro, e esculpido pelo mesmo artista, Holoassy Lins de Albuquerque.

Pesando 2 kg e medindo 62 cm, a nova taça, de aço inoxidável polido, reproduz o desfraldar de uma bandeira com listras verde e amarelo. Na base, composta de acrílico negro, estão as bandeiras das 27 unidades territoriais do Brasil.

Nesta terça-feira, a Ponte Preta recebe o Americano, no Moisés Lucarelli, em Campinas, para o jogo de volta. A primeira partida, em Campos, no Rio de Janeiro, terminou 0 a 0.

Na quarta-feira serão seis os jogos. O Icasa enfrenta o Vasco da Gama em Juazeiro do Norte, tendo conseguido o empate em 1 a 1 no primeiro jogo, no Rio de Janeiro. Atlético/MG e Vitória se enfrentam no Mineirão, após a vitória do time baiano por 3 a 0 em Salvador. O Corinthians recebe o Atlético/PR no Pacaembu, após o resultado de 3 a 2 no jogo de ida, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Coritiba e CSA fazem ainda na quarta-feira o jogo de volta, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. A primeira partida terminou com vitória por 4 a 0 do time paranaense, no Estádio rei Pelé, em Maceió. O Fortaleza enfrenta o Flamengo no Castelão, em Fortaleza, após o empate em 0 a 0 no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O último jogo de quarta será entre Internacional e Náutico, no Beira-Rio, após a vitória do time colorado por 3 a 0 no Estádio dos Aflitos, em Recife.

Na quinta-feira, a última partida das oitavas-de-final. O Fluminense enfrenta o Goiás no Maracanã. No primeiro jogo, no Serra Dourada, os times ficaram no empate em 2 a 2.