Fonte: Globo Esportes


Os dez integrantes da superfinal ainda têm chances, mas apenas Cacá pode ser campeão em Tarumã

Apesar do enorme equilíbrio desta temporada da Stock Car, o campeonato pode ter seu campeão já no fim de semana da etapa de Tarumã, a penúltima da superfinal em 2009. Cacá Bueno, com 24 pontos de vantagem sobre os rivais, precisa marcar cinco a mais que seus rivais mais próximos: Ricardo Maurício, Thiago Camilo e Allam Khodair. Cada corrida da categoria tem pontuação máxima de 28 pontos: 25 da vitória e três da pole position.

De acordo com o matemático Oswald de Souza, Cacá tem 16% de chances de ser campeão em Tarumã. Apesar da chance relativamente pequena, o desempenho do carro do carioca nos treinos de sexta-feira foi animador para ele. A tarefa não é das mais fáceis, já que o bicampeão precisa de um fim de semana perfeito – com pole e vitória – para não depender de uma combinação de resultados na pista gaúcha. Nesta temporada, o piloto tem uma regularidade excepcional: em dez provas disputadas até agora, ele subiu ao pódio em sete, com um triunfo – nas ruas de Salvador.

Contudo, apesar da Stock Car poder conhecer seu campeão de 2009 já em Tarumã, o equilibrio da temporada impressiona. Em dez corridas, nove pilotos diferentes subiram ao lugar mas alto do pódio – apenas Allam Khodair, nas duas etapas de Brasília, repetiu vitórias. Por isso, antes da disputa do treino classificatório no circuito gaúcho, nenhum piloto está matematicamente eliminado. Até Max Wilson, décimo colocado e 54 pontos atrás, ainda tem chances de título, ainda que remotas.

Só que os rivais de Cacá Bueno têm uma dura tarefa pela frente. Ainda de acordo com o matemático Oswald de Souza, Cacá Bueno tem 76% de chances de levar o tricampeonato em 2009. Seus três principais rivais, somados, contam com apenas 19% (Ricardo Maurício e Thiago Camilo com 7% cada, e Allam Khodair com 5%). As chances de título dos outros seis pilotos são muito pequenas.