Tribuna da Bahia

Ao pé da letra, o Campeonato Baiano é disputado com três clássicos Ba-Vi: o tradicional, entre Bahia e Vitória, dois dos maiores clubes do futebol brasileiro, e dois genéricos, o Ba-Vi entre Vitória e Bahia de Feira, e o Ba-Vi entre Bahia e Vitória da Conquista, que será disputado hoje à noite, no Estádio Lomanto Júnior, na Região Sudoeste do Estado.

O tricolor da capital joga pela reabilitação na competição, e o time de Conquista é quem, literalmente, vai “pagar o pato”. Na cultura popular, a expressão “vai pagar o pato” quer dizer que alguém irá levar a culpa por outra pessoa.

A derrota no clássico Ba-Vi de domingo passado não “caiu bem” no Centro de Treinamentos do Fazendão. Não pela perda da invencibilidade de 13 jogos do time tricolor, mas pela forma com que o time do técnico Paulo Roberto Falcão perdeu seu segundo jogo na disputa do Campeonato Baiano. O irônico neste história toda é que, no fundo, o jogo desta noite entre o tricolor e o time de Vitória da Conquista nem poderia ser considerado um Ba-Vi genérico.

Fundado em 2005, o Vitória da Conquista, juridicamente, é denominado ECPP – Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista, que, pela falta do futebol na região, terminou assumindo o nome da cidade para garantir o apoio dos torcedores com a saída de clubes tradicionais, como o Conquista e o Serrano, na época, da 1ª Divisão do Campeonato Baiano.