FBF

A passagem de Ednaldo Rodrigues pelo Rio de Janeiro nos últimos três dias trouxe grandes benefícios para o futebol baiano e nordestino. O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) participou de reuniões e assembleias na sede da CBF, onde defendeu os interesses do futebol do Estado.

O primeiro compromisso na capital carioca foi na noite do último domingo (15). Em um restaurante da Barra da Tijuca, ele participou de uma confraternização com o presidente da CBF, José Maria Marin, e dirigentes de todas as federações de futebol do país. Na segunda-feira (16), Rodrigues participou da Assembleia Geral, que aprovou as contas da entidade nacional referentes ao ano de 2011. Já esta terça-feira (17), foi um dia de muitas conquistas para os baianos. Reivindicação do mandatário da FBF há anos, a Bahia passará, a partir de 2013, a contar com três vagas fixas na Copa do Brasil.

Caso ocorra situação semelhante à de 2011, quando o Bahia de Feira conquistou o título estadual e o Bahia garantiu vaga na competição devido à sua posição no ranking nacional de clubes, o Estado poderá contar até com cinco vagas na Copa. “Já vinha lutando por essa terceira vaga há mais de cinco anos”, comemorou Ednaldo.

Segundo o dirigente, a FBF já trabalha com a possibilidade de garantir essa terceira vaga para o campeão da Copa Governador do Estado ou de outra competição local e assim valorizar o campeonato. “Vou me reunir com o vice-presidente e diretores da Federação para decidir isso. Existe a possibilidade de que uma das vagas seja destinada à Copa Governador do Estado ou a um possível Campeonato do Interior. Seria a primeira vaga de 2013 para a Copa do Brasil”, explicou.

Série D e Copa do Nordeste – Além de lutar pelo crescimento do futebol baiano, Rodrigues também defendeu os anseios da região Nordeste. Um dos maiores pleiteadores e defensores da extinção da Série D, o dirigente baiano teve a garantia de José Maria Marin de que a causa será analisada. “Para 2012, a CBF já mostrou que disponibilizará uma ajuda de custo aos clubes da Série D. Já para 2013, deveremos ter um novo modelo de competição. É mais uma reivindicação de mais de dois anos que estamos conseguindo”, destacou.

Já a Copa do Nordeste, que retorna com força total em 2013, também deve ter novidades para sua reestreia no calendário do futebol nacional. A garantia de uma vaga para a disputa da Copa Sul-Americana está próxima de ser confirmada pela Conmebol. “No início, tínhamos 50% de chances de ter uma vaga na Copa Sul-Americana para o vencedor da Copa do Nordeste. Agora, está quase concretizada, digo que tem 90% de chances para ser confirmada”, concluiu Rodrigues.