Terra

A medalha de ouro, mais uma vez, é das americanas. Com dois gols da camisa 10 Llloyd e atuação brilhante da musa Hope Solo, a seleção dos Estados Unidos se vingou da derrota na Copa do Mundo do ano passado, bateu as japonesas por 2 a 1 em duelo disputado nesta quinta-feira, no histórico estádio de Wembley, e se tornou campeã olímpica pela terceira vez seguida.

A final desta quinta-feira foi uma reedição da decisão que aconteceu em 2011, pelo Mundial feminino. No Estádio de Frankfurt, as asiáticas venceram o time dos Estados Unidos, bicampeão mundial, após estarem atrás duas vezes no placar. Com o fim da prorrogação em 2 a 2, o país oriental fez história com uma vitória de 3 a 1 nos pênaltis. Mas nesta sexta, as americanas voltaram a levar a melhor.

Foi a quarta medalha de ouro das meninas dos Estados Unidos em cinco Olimpíadas. A única vez que a seleção americana não ficou no lugar mais alto do pódio foi em Sydney, no ano 2000, quando levou a prata após ser derrotada pela Noruega. Vale lembrar que o futebol feminino passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos apenas em Atlanta, em 1996.