Lancenet

Bastou uma derrota do São Paulo no último domingo para renovar a esperança do Botafogo pelo G4. Se o Glorioso vencer o Figueirense nesta quarta-feira, fora de casa, a diferença para o Tricolor paulista cairá para oito pontos. Porém, a classificação à Libertadores depende de uma arrancada histórica e o retrospecto recente do clube não é favorável. Apenas em 2009 a torcida teve motivos para festejar na reta final do Brasileiro e, guardadas as devidas proporções, pelo menos há semelhanças entre aquela temporada e a atual para animar quem anda para baixo.

No ano de 2009, na 31ª rodada, o Botafogo era o 18 colocado e estava na zona de rebaixamento. No entanto, cinco vitórias e apenas duas derrotas nas últimas rodadas fizeram o Alvinegro pular de 32 para 47 pontos e escapar da degola, na 15 posição. Em um paralelo com o time atual, aquele também era dado como desacreditado, tinha um técnico que não era unânime com a torcida (Estevam Soares) e um jovem contratado em setembro que saiu da reserva para brilhar (Jobson). Hoje, Bruno Mendes é a esperança e já sabe bem o papel que tem pela frente.

– Vim para ajudar o Botafogo, me dediquei em uma posição que era carente na equipe. Espero continuar desse jeito atual, marcando gols, me firmando e seguindo como titular – destacou Bruno Mendes. Em 2010 e 2011, as rodadas finais no Brasileirão foram preponderantes para selar o destino do Botafogo na disputa pela Libertadores e os muitos tropeços determinaram o insucesso do clube. No ano passado, inclusive, o aproveitamento foi de 19,4%, número muito pequeno. Não é fácil conquistar a vaga na Libertadores, mas Bruno Mendes tem a fórmula do que a galera quer ver até o término do campeonato. – É importante ter dedicação. Da minha parte, os torcedores estão vendo isso, essa dedicação que tenho dentro de campo. Com firmeza as coisas vão para a frente e tudo dará certo – comentou o camisa 38.