Por Celso Rios
Conquistanews

DSC_5841-300x199

Uma das mais antigas praças de esporte de Vitória da Conquista, o Estádio Edivaldo Flores, construído na década de 50, no bairro Alto Maron, está em reforma. Sua reestruturação é uma antiga reivindicação dos amantes do esporte na cidade, principalmente os desportistas.

As principais queixas de quem usufruía o espaço de lazer estavam relacionadas às péssimas condições das instalações e dependências do estádio. O campo principal era de terra e sem estrutura, alambrados velhos, o entorno precisava de reparos e os vestiários antigos precisavam ser modernizados. Durante décadas, a praça esportiva foi utilizada por escolinhas e praticantes do esporte amador da cidade, com realização de inúmeros campeonatos.

Segundo Juarez Junior, coordenador de esportes do município, estima-se que em finais de campeonatos como a Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT), o público tenha chegado a 4.000 espectadores.

Os incessantes pedidos da população e a vontade de propiciar um espaço esportivo moderno e de qualidade levaram a Secretaria de Esporte e Lazer, em ação conjunta com a prefeitura municipal, a iniciar as obras de reforma do estádio. Elas tiveram início no segundo semestre de 2012 e ainda não foram concluídas. O novo projeto prevê a reestruturação total do estádio, desde implantação de piso sintético até construção e reforma de vestiários e revitalização do entorno do complexo esportivo.

A vantagem da grama sintética seria o maior volume de jogos que poderão ser executados em comparação com a cobertura natural, além do tempo de vida útil que pode chegar entre 5 e 6 anos se usado de forma correta.

Com esse projeto atual, o Estádio Edvaldo Flores será um dos poucos espaços públicos no Nordeste em tamanho oficial e com gramado padrão da Federação Internacional de Futebol Associada (FIFA), o que permitiria a realização de partidas oficiais. O projeto é um planejamento de aproximadamente três anos e só agora conseguiu a liberação.

A obra está orçada em quase dois milhões de reais. Nessa etapa estão inclusos piso sintético, que é o mais caro dos recursos adquiridos, torres de iluminação, novo alambrado e a reforma e urbanização do entorno do estádio. O projeto visa também à construção e reforma de vestiários. Serão colocados portões de saída de emergência e de acessibilidade.

Com as novas implantações na área de esportes do Edivaldo Flores, cresce também a procura pelos demais representantes de ligas esportivas da cidade. O atrativo principal, além da qualidade do gramado e instalações, será a flexibilidade de dias e horários, pois a nova iluminação permitirá competições à noite, além de maior número de jogos durante a semana.

Segundo Leonésio Moreira, presidente da LCDT, as expectativas são as melhores possíveis, uma vez que os esportistas poderão usufruir de uma estrutura mais moderna. Coma reforma, o campeonato da LCDT é realizado atualmente no Estádio Murilão, mas espera-se que até o início do próximo ano sejam realizados jogos da competição no Edivaldo Flores.

Dentre as novidades que mais agradaram aos participantes do campeonato está à realização de jogos nas quintas e sextas-feiras. A LCDT tem um projeto também que visa expandir as atividades, realizando campeonatos sub-17 e sub-20 à noite. “Vamos nos reunir com a coordenação da Secretaria de Esportes e com a comunidade do Alto Maron para definirmos horários e dias, pois nossa intenção é termos jogos da 1ª e 2ª divisão, além de escolinhas”, afirma o presidente da Liga.

O novo espaço visa integrar a comunidade e fomentar a prática esportiva, principalmente entre os jovens, propiciando mais opção de lazer. As obras ainda não têm previsão de conclusão, uma vez que depende de algumas licitações, além da reforma e acabamento das áreas do entorno da praça esportiva.