Terra

Paulinho fez seu segundo gol pela Seleção Brasileira

Paulinho fez seu segundo gol pela Seleção Brasileira

“Essa história de volante goleador é muito bonita para a imprensa”. A declaração de Luiz Felipe Scolari à Folha de S. Paulo marcou um período da preparação do Brasil para a Copa das Confederações. Justiça seja feita, pareceu mais um desabafo que uma opinião concreta. A julgar pelas últimas partidas da Seleção, Felipão também deve achar esta uma história bonita.

Dos oito gols marcados pelo Brasil nas últimas três partidas – Japão , Inglaterra e França -, cinco tiveram a participação de volantes. Paulinho fez duas vezes, Hernanes teve um gol e influência direta em outro, marcado por Fred. Até Luiz Gustavo, mais defensivo, apareceu para roubar bola que resultaria em gol de Oscar contra os franceses.

O assunto que traz boas soluções a Felipão, porém, também tem gerado irritação no treinador. Depois da partida contra o Japão, por exemplo, um jornalista o interpelou: “volante que faz gol também é bonito para o técnico?”. Desconcertado, evitou o atrito e disse apenas: “sim”.

A satisfação com os jogadores da posição é tão grande que utilizar três volantes é uma alternativa cada vez mais válida para o treinador. Felipão encontrou em Hernanes uma opção confiável para proteger a defesa sem deixar o time retrancado. Prova é que, nesse sistema, o Brasil marcou quatro dos oito gols em seus últimos três jogos.

banner1