Terra

treino-selecao08

Depois de um jogo envolto ao ambiente político que dominou o Brasil durante as últimas semanas, a Seleção volta a campo neste sábado com a intenção de devolver o foco ao futebol na partida diante da Itália, às 16h (de Brasília), na Fonte Nova, em Salvador. Se antes do duelo contra o México a maioria dos jogadores manifestou apoio ao que ocorre nas ruas do País, agora o discurso é de, pelo menos no que está ao alcance, manter o ambiente político afastado da concentração do time.

Na entrevista de sexta, Daniel Alves pediu que as questões sobre os protestos ocorridos em todo o Brasil fossem deixadas de lado, pois todos já tinham se manifestado e ali não era o lugar de prolongar estas discussões. Felipão disse que dá total apoio à livre opinião de seus jogadores, mas reforçou as palavras de seu lateral. “Tenho que cuidar da minha equipe, fazer o nosso trabalho”, disse.

Os dois times, no entanto, devem entrar em campo com times bastante modificados em relação aquela partida. Entre desfalques por lesão e suspensão, o técnico Cesare Prandelli ainda poupará titulares e tentará contornar a ausência de Pirlo, meio-campista que dita o ritmo da seleção italiana. Grande destaque, Balotelli dará muito mais trabalho à defesa brasileira do que japoneses e mexicanos. “Vamos procurar jogadores frescos, que têm boas condições físicas, porque o aspecto mais importante da competição, que faz mais diferença, não é o técnico, mas sim o físico”, afirmou Prandelli.

Felipão não ficará atrás em problemas a solucionar. Paulinho fica fora por entorse no tornozelo, e o treinador abriu a possibilidade de poupar ainda mais jogadores por conta de desgaste físico ou perigo de suspensão. Daniel Alves e Thiago Silva podem desfalcar o Brasil na semifinal se receberem novo amarelo e há boas chances de o zagueiro ser substituído por Dante. “Vamos jogar para ganhar, podemos usar a segunda hipótese que é o empate no decorrer do jogo, mas não podemos montar situação de jogo que só se jogue por aquilo. Tanto que não decidimos ainda, mas temos Thiago e Daniel e acho que, com todas qualidades no grupo, se tiver oportunidade de jogar para ganhar, temos que ganhar”, afirmou.