Uol

tabela-brasileirao-2013

Com o título antecipado no Cruzeiro na última rodada, o que movimenta o Brasileirão nesse final é a briga por uma vaguinha na Libertadores ou para conseguir escapar do temível rebaixamento. E a 35ª rodada, que aconteceu nesse final de semana, acabou com o sonho de muitos times por aí.

Faltando apenas mais 3 jogos para o fim do campeonato, Flamengo, Santos e Internacional perderam na rodada e deram adeus a qualquer tipo de chance de classificação para o principal torneio continental da América do Sul. Corinthians e São Paulo também decepcionaram e dependem de verdadeiros milagres. Na parte de baixo, o Vasco não fez a sua parte e está muito perto do descenso. O Fluminense, outro carioca em situação delicada, conseguiu vencer e respira mais aliviado.

Mas quem está rindo à toa com o término da rodada são os times da parte de cima da tabela. Goiás e Grêmio venceram e estão com um pé na Libertadores. O time gaúcho é o vice-líder, com 60 pontos, e tem 82,5% de confirmar a sua classificação nas próximas três rodadas. O alviverde, por sua vez, derrotou o Inter, chegou aos 59 pontos e tem agora 69,8% de chances.

Por incrível que pareça, quem também pôde acordar sorrindo nesta segunda-feira foram os torcedores do Atlético-PR. Apesar da espantosa goleada sofrida para o Botafogo, os paranaenses caíram para a quarta posição, mas têm enormes 86,8% de chances de se classificar. Isso porque enfrentarão adversários teoricamente mais fáceis que os rivais goianos nas três rodadas restantes (Náutico e Vasco, em casa, e Santos, fora). Na sequência da tabela vem o Botafogo, com 57 pontos e 55,7% de chances de classificação, e o Vitória, com 54 pontos e apenas 5% de chances.

A situação dos times paulistas é a mais complexa. O Corinthians, com 49 pontos e pouco mais de 0% de chances de Libertadores, precisa vencer os seus três últimos jogos (Flamengo, Internacional e Náutico), torcer para uma incrível combinação de resultados e ainda rezar para que o Atlético-PR vença a final da Copa do Brasil diante do Flamengo, o que transformaria o G-4 em G-5.

O São Paulo tem a mesma pontuação e a situação é bastante semelhante à do rival. Com a derrota neste domingo para o Fluminense, no Maracanã, o tricolor ficou em situação bastante complicada e deverá apostar todas as suas fichas em um possível título da Copa Sul-Americana, que também dá a tão sonhada vaga para a Libertadores. A equipe comandada por Muricy Ramalho está nas semifinais da competição e enfrentará a Ponte Preta.

E por falar no time de Campinas, a Ponte conseguiu empatar fora de casa com o campeão Cruzeiro neste domingo. Apesar de parecer um bom resultado, a situação da equipe não é das mais animadoras. Na vice-lanterna, com apenas 35 pontos, os torcedores da Macaca provavelmente terão de apoiar a equipe na série B em 2014. Isso porque a chance de rebaixamento é assustadora: 98,7% de chances.

Outro que está na UTI do Brasileirão é o Vasco da Gama. A equipe carioca faz uma campanha assustadora e o empate de domingo com o Corinthians sem gols é o resumo da tragédia vascaína nesse Brasileirão. Com 38 pontos, o clube tem 85% de chances de fazer uma nova visita à Série B em 2014.

O Coritiba também perdeu e é o primeiro time da zona de rebaixamento, com 41 pontos. A equipe comandada pelo maestro Alex tem 45,8% de chances de cair e enfrentará adversários complicados nas últimas três rodadas (Internacional e São Paulo, fora, e Botafogo, em casa).

Completam a lista dos times que ainda estão com a corda no pescoço o Bahia, que tem 33,9% de chances de queda, apesar de se encontrar fora da zona ao fim da 35ª rodada; o Fluminense, que conseguiu uma vitória importantíssima, mas ainda tem 22% de chances de descenso, o que faz com que o torcedor continue alerta; o Criciúma, com 12,5%; e ainda a Portuguesa, que já vê o fantasma mais de longe e tem apenas 1,6% de chances de cair.