Paulistão se renova e terá 20% dos técnicos com 40 anos ou menos
Lancenet
Um fenômeno de renovação no mercado de treinadores do futebol brasileiro deve marcar o Campeonato Paulista de 2015. Dos 20 treinadores que estão hoje no comando dos times da elite, cinco têm 40 anos ou menos, oito entre 41 e 50 anos, outros cinco entre 51 e 60 e apenas dois têm mais de 61 anos: Oswaldo de Oliveira, do Palmeiras, e Marco Aurélio, do Bragantino.
Entre os mais jovens estão Mauricio Barbieri (Red Bull, 33 anos), Tarcísio Pugliese (Ituano, 34 anos), Roque Júnior (XV de Piracicaba, 38 anos), Luciano Quadros (Linense, 40 anos) e Fernando Diniz (Grêmio Osasco Audax, 40 anos). Todos têm pouco tempo de carreira, e vivem no Estadual a grande chance de afirmação em nível nacional.
O grande símbolo desse processo pode ser justamente Doriva, que comandou o Ituano com 41 anos e derrotou o sessentão Oswaldo de Oliveira, então no Santos, na decisão por pênaltis de 2014. Doriva deixou o time do interior paulista para dirigir o Atlético-PR e, na próxima temporada, será o treinador do Vasco, de volta à Série A em 2015.
O fenômeno de renovação caminha mais lentamente nos grandes. Além de Oswaldo, o mais velho, Muricy Ramalho, do São Paulo, tem 59 e Tite, no Corinthians, tem 53. Enderson Moreira, do Santos, tem só 43, mas é justamente o único sem garantia de permanência.