Lancenet

copa_do_brasil-vitoria_da_conquista_x_palmeiras_LANIMA20150302_0122_38

Além dos jogadores do Vitória da Conquista (BA), o Palmeiras terá um adversário a mais em sua estreia na Copa do Brasil, às 22h desta quarta-feira: o gramado do estádio Lomanto Júnior. O piso do Lomantão, como a praça esportiva é chamada, não é trocado desde 1992 e, com a idade avançada, a grama da espécie batatais já tem demonstrado sinais de desgaste bastante severo.

A chuva piorou ainda mais a condição do campo nos últimos dias, o que levou Viáfara, goleiro do adversário do Verdão, a fazer duras críticas, chegando inclusive a dizer que sentirá vergonha na quarta-feira.

– O gramado é uma vergonha, só lama, areia e terra. Quarta-feira sentirei muita vergonha – desbafou o ex-jogador de Atlético-PR e Vitória, nas redes sociais.

Paulo Almeida, campeão brasileiro pelo Santos, em 2002, também está insatisfeito com o gramado do Lomanto Junior, que para ele vai atrapalhar o rendimento do jogo.

– O fator campo vai atrapalhar bastante, tem chovido bastante, tem muito barro no campo – disse ao LANCE!Net o jogador do Vitória da Conquista.

A má qualidade do gramado não é negada pela Secretaria de Esportes da cidade.

– A gente tem um gramado antigo, foi plantado em 1992 e não é bom – falou o secretário Nagib Barroso.

Na última vistoria, feita pelo Corpo de Bombeiros, devido a uma mudança no cálculo do espaço ocupado por cada torcedor, foram acrescentados 1.401 lugares nas arquibancadas do Lomantão. A capacidade do estádio passou de 11.533 para 12.935 pessoas nas arquibancadas, além de 327 nas cadeiras cobertas.

Para atender à imprensa, o estádio conta com apenas dez cabines de rádio e TV. Para o jogo desta quarta-feira, deverá ser disponibilizada uma estrutura provisória para aumentar a capacidade nesta área.

A partida é encarada pela secretaria de Esportes da cidade como um jogo especial, tal qual o embate entre Flamengo e Vasco, em novembro 1966, quando o Lomantão foi inaugurado. Em 2015 foram investidos R$ 455 mil na drenagem, pavimentação da entrada, melhoria dos vestiários e troca de alguns alambrados do estádio.