Globo Esportes

fred_jobson

Fluminense e Botafogo iniciam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, a disputa para saber quem chegará à final do Campeonato Carioca. Será também um duelo de treinadores com perfil parecido e que desejam se firmar nos clubes após uma resistência inicial. Ambos fazem o estilo “professor”: são didáticos, têm um vocabulário que foge ao comum do futebol e gostam de transformar em livros as experiências profissionais.

Autor do livro “Universo Tático do Futebol – Escola Brasileira”, Ricardo Drubscky terá a missão de melhorar o desempenho do Tricolor, que oscilou muito e se classificou na quarta posição. René Simões, que tem a vantagem de jogar por dois empates por causa do primeiro lugar geral, espera apagar a derrota para o Fluminense na primeira fase e chegar na decisão. O comandante alvinegro escreveu dois livros, um sobre a volta do Coritiba para a Série A, em 2007, chamado: “Do caos ao topo: uma odisseia Coxa-Branca”. O outro é sobre a medalha de prata das meninas do futebol brasileiro nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas: “O dia em que as mulheres viraram a cabeça dos homens”.

O principal trunfo do Fluminense para este jogo é a volta do capitão Fred, que costuma se dar bem contra o Botafogo. Já o Alvinegro não terá o seu capitão Jefferson, que passou por uma cirurgia no joelho direito na sexta-feira e será desfalque. No entanto, conta com a motivação de um grupo que chegou ao título da Taça Guanabara contrariando a maioria das previsões.

Leonardo Garcia Cavaleiro apita o jogo, auxiliado por Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Silbert Faria Sisquim.