Globo Esportes

dscn2075

O Joinville vai disputar a partir do próximo mês sua primeira competição internacional de seus 39 anos de história. A vaga na Sul-Americana é fruto do encaminhamento da Copa do Brasil com a classificação do Campeonato Brasileiro do ano passado. Diante do andamento da copa nacional, o primeiro lugar da Série B colocou o JEC na fila, e a participação foi confirmada na última terça-feira. O volante Naldo pode disputar seu primeiro torneio internacional da carreira e tem na copa mais que um prêmio advindo da taça da segunda divisão do Brasileirão em 2014.

– Acho que é um prêmio e oportunidade não só para mim, mas para todos. Nunca disputei e espero corresponder dentro de campo, nos treinamentos, para chegar neste campeonato bem e jogando, o que é mais importante e o que todo jogador almeja – afirmou o atleta.

A estreia tricolor está prevista para o dia 20 de agosto e será contra o Atlético-PR, com quem faz a partida de volta uma semana depois. A primeira partida internacional só ocorrerá se o JEC avançar à terceira fase. Ainda que cause entusiasmo, Naldo tenta fazer com que a Sul-Americana não atrapalhe a principal missão da temporada: a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro.

– Esta vaga caiu do céu, acho que levanta estima, dá uma despertada no time, na diretoria também, porque é Importante. Mas temos que pensar um campeonato de cada vez um passo cada vez, primeiro pensar no BR depois na Sul-Americana, que vai ser importante e para todos nós – alertou.

O Brasil tem direito a oito clubes, maior número entre todos os países participantes. Têm lugar garantido as seis equipes mais bem colocadas no Brasileiro de 2014 entre as que não foram para a Libertadores (Cruzeiro, São Paulo, Inter, Corinthians e Atlético-MG) e desde que tenham sido eliminadas até a terceira fase da Copa do Brasil – além dos campeões da Copa do Nordeste de 2015 (Ceará) e da Copa Verde de 2014 (Brasília). A exceção é o Fluminense, sexto colocado no Brasileirão de 2014 e que entra direto nas oitavas de final da Copa do Brasil.