Futebol Interior

728x455

“Foi aquele dia em que a Rodada do Brasileirão só teve Apito Amigo”.

É verdade. Desta forma começou, nesta quarta-feira, com oito jogos a 22.ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde mais uma vez o Corinthians foi favorecido e, por coincidência, o Atlético Mineiro, eu principal perseguidor, foi altamente prejudicado. O lado positivo e marcante da noite foi a goleada impiedosa do Internacional sobre o lanterna Vasco da Gama, por 6 a 0.

A revolta da rodada foi traduzida por quem não tem papas na língua: o ex-presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil:

“Este Sérgio Corrêa tem camisa (Corinthians). E este juiz Marcelo de Lima Henrique é um ladrão e vagabundo”.

Melhor resumir a situação em pontos, após os resultados e os muitos lances polêmicos desta noite. O Corinthians venceu o Fluminense, por 2 a 0, no Itaquerão, não perde há 14 rodadas e lidera sozinho, com mais vantagem, com 49 pontos. O Galo Mineiro. “operado” no Independência, perdeu para o Atlético-PR, por 1 a 0, e soma 42 pontos. A diferença do Timão para o Galo é de sete pontos. Gigantesca, neste reinício de segundo turno.

O G4, grupo da Copa Libertadores continua com o Grêmio, com 38 pontos, e que pega o Figueirense, em Florianópolis, podendo chegar aos 41 pontos. E novidade no G4 é o Atlético Paranaense, com 36 pontos. Favorecido pelo São Paulo, que ficou com 35 pontos, ao empatar sem gols com o Joinville, em Santa Catarina.

Outro paulista também decepcionou: o Palmeiras. Mostrou que ainda não joga bem fora da sua Arena e perdeu para o jovem time do Goiás, por 2 a 0. Ficou nos 34 pontos, em sexto lugar, seguido pelo Fluminense, com 33, com mostrou pouca vontade diante do líder Corinthians. Em baixa, mas já esperado por tantas viagens, o Sport Recife que empatou sem gols com o Coritiba, ficando com 32 pontos, em nono.

Mas em Porto Alegre, o Inter descontou toda raiva que passou domingo quando foi prejudicado pela arbitragem na derrota para o Avaí, por 3 a 0, em Florianópolis. Jogou como nunca e viu um Vasco ruim também como jamais viu. Resultado: enfiou 6 a 0, a maior goleada da competição na atual temporada. O Colorado subiu para 10.º lugar, com 31 pontos.

Outro que está em alta é o Flamengo, que na Arena das Dunas, bateu por 3 a 0, o Avaí, chegando aos 32 pontos, em oitavo lugar. Livre de Vanderlei Luxemburgo, o Cruzeiro venceu a Ponte Preta, em Campinas, por 2 a 1, com muita sorte e ajuda da arbitragem, que não deu um pênalti para a Macaca e anulou outro gol. Por azar, o segundo gol mineiro saiu nos acréscimos. Uma injustiça, para não dizer sacanagem.

Quem deixou a zona do rebaixamento foi o Goiás, com 25 pontos, em 16.º lugar. Empurrou para a zona de descenso o Avaí, com 23 pontos, em 17.º. O Coritiba, em recuperação, ainda está “entre os aflitos”, com 23 pontos. O Joinville é penúltimo colocado, com 19, e o Vasco, agora virtualmente rebaixado, só tem 13 pontos, segura a lanterninha e que vai levar o cartola Eurico Miranda para a Sibéria (se ele cumprir sua promessa).

Quem está ficando sem gordura é a Ponte Preta, com 27 pontos, depois de sofrer sua segunda derrota seguida. Ocupa a 13.ª posição, na frente do Figueirense, com 26 e do próprio Cruzeiro, com 25 pontos, bicampeão nacional, e que agora vai ter no comando Mano Menezes. A Chapecoense, com 28 pontos, em 12.º lugar, que se cuide. Também está acabando a gordura e pode passar frio. Ou entrar numa fria.