Lancenet

622_1a2e02db-948e-37c9-b1dd-d0d853a03483

Em janeiro de 2011, o Brasil se classificou para os Jogos Olímpicos de 2011 graças ao título do Sul-Americano sub-20. No jogo decisivo do hexagonal, goleada sobre o Uruguai por 6 a 0, com grande atuação de Neymar e Lucas. Se o tão sonhado ouro olímpico não chegou, os frutos daquele time, comandado por Ney Franco, podem ser notados a partir desta terça-feira, quando se inicia a fase de grupos da Uefa Champions League.

Seis jogadores, ou mais da metade daquela seleção, estão hoje em grandes times do futebol europeu, que começam a brigar pelo título do maior torneio do continente: Danilo (Real Madrid), Alex Sandro (Juventus), Oscar (Chelsea), Casemiro (Real Madrid), Lucas (PSG) e Neymar (Barcelona).

Neymar, como se sabe, é o principal nome dessa geração e do país atualmente. O atacante, que está na sua terceira temporada com o Barcelona, mostrou seu valor já na última temporada, quando foi artilheiro da Champions League e teve papel fundamental para o título do time catalão.

Autor de três gols naquela goleada diante do Uruguai, Lucas também está em sua terceira temporada no PSG. Ao lado de nomes como Di Maria, Ibrahimovic e Cavani, o meia-atacante tenta assumir mais protagonismo na equipe francesa, ao passo que o clube também busca ser protagonista na Europa e conquistar o título inédito da Champions.

Os laterais Danilo e Alex Sandro estiveram juntos na seleção sub-20, no Santos, no Porto e agora se separam para dois gigantes da Europa. Enquanto Danilo foi para o Real Madrid por 31,5 milhões de euros, Alex Sandro foi comprado pela Juventus, atual vice-campeã da Champions, por 26 milhões de euros.

Quem também se destacou no Porto, que chegou as quartas de final da Champions na última temporada, foi Casemiro, que estava emprestado pelo Real Madrid. Seu desempenho atraiu os olhares do time espanhol, que o levou de volta para brigar por posição com Kroos, Modric e Kovacic.

O jogador daquele elenco que chegou primeiro a um grande clube europeu, contudo, foi Oscar, comprado pelo Chelsea em 2012. Desde então, ele alterna momentos de destaque com algumas figurações no banco de reservas. Nesta temporada, ele tem a concorrência de Willian, Pedro, Fábregas, Hazard e Ramires por uma vaga no meio-campo ofensivo dos Blues.

Enquanto estes seis estão sob olhares de todo o mundo, outros não decolaram como aquele resultado da seleção sub-20 previa. Nomes como Saimon, Romário, Aleks e Zé Eduardo estão atualmente em Figueirense, Paysandu, Nacional-PR e Virtus Lanciano-ITA, respectivamente.

Ney Franco, por sua vez, embalou sequências negativas em grandes clubes do futebol brasileiro, como São Paulo e Flamengo, e agora tenta tirar o Coritiba da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

outdoor_pq