Lancent

1cbuff-2014

O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, abriu nesta terça-feira (22.09) chamamento público para a 1ª edição da Liga de Desenvolvimento de Futebol Feminino Sub-20. A iniciativa visa estimular a organização de um campeonato na modalidade, contemplando a participação de atletas na faixa etária entre 15 e 20 anos. O torneio deverá ter a participação de, no mínimo, 12 e no máximo 20 equipes com ao menos uma equipe de cada região do país.

De acordo com o secretário Nacional Rogério Hamam, a Liga é uma oportunidade de estimular a prática do futebol feminino no Brasil e disseminar ainda mais a participação das brasileiras no esporte. “É um campeonato inédito, que contará com seletivas, workshops, capacitação de atletas e de técnicos. Essas oportunidades vão preparar uma base forte para o desenvolvimento de atletas”, disse. Hamam explicou que o Governo Federal já apoia a competições nas escolas, nas universidades, no futsal e, por meio da Caixa, patrocina o Brasileirão Feminino. “Essa Liga é algo inovador”, concluiu.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União de hoje, o número mínimo de participantes proposto pelo evento será de 240 e máximo de 500 atletas. O projeto deverá prever também a capacitação dos treinadores das equipes participantes, através de workshop, com período mínimo de oito horas, de aperfeiçoamento e orientação técnica e pedagógica, incluindo conceitos e fundamentos de preparação física e psicológica, atendendo, no mínimo, 20 técnicos. Além disso, prevê o treinamento das atletas para o aprimoramento de fundamentos e habilidades, conceitos e fundamentos de preparação física e comportamento tático. As inscrições de projetos para o chamamento público vão até o dia 7 de outubro.