Globo Esportes

2015-852056402-2015092390705.jpg_20150923

A briga pela Libertadores deve ganhar um tempero extra na reta final. A próxima fase da Copa do Brasil pode restringir a disputa pelo título apenas às equipes que brigam na parte de cima da tabela do Brasileiro. Com isso, crescem as chances de o G-4 virar G-5.

Essa definição beneficiaria principalmente o Flamengo, que só pode chegar à Libertadores através do Brasileiro. A torcida do Rubro-negro é para que Grêmio e Palmeiras, que integram o G-4 atualmente, cheguem às semifinais. As classificações de Santos e São Paulo, que concorrem lado a lado com o time da Gávea, também interessam aos flamenguistas.

O “crescimento” do G-4 se deve ao fato de o campeão da Copa do Brasil ter acesso direto à Libertadores. Se este mesmo time terminar o Brasileiro entre os quatro primeiros, o quinto colocado herda uma vaga. Atualmente, Corinthians, Atlético-MG e Grêmio já estão praticamente assegurados, com, respectivamente, 99%, 97% e 91% de chances de classificação, segundo as contas do matemático Tristão Garcia.

— O Corinthians, o Atlético-MG e o Grêmio já estão com a classificação encaminhada. A briga até o fim do campeonato vai ser pela quarta vaga. O melhor, para todos, é que o Grêmio ganhe a Copa do Brasil. Aí, com certeza, o G-4 vira G-5. Mas se outro clube que briga pela Libertadores vencer também pode abrir mais uma vaga — explica Tristão.

Nesta quarta, três vagas serão decididas nos seguintes jogos: Palmeiras x Internacional, na Arena Palmeiras; Vasco x São Paulo, no Maracanã; e Grêmio x Fluminense, na Arena do Grêmio. Na quinta, o último semifinalista saíra do duelo Santos x Figueirense, no Pacaembu.