Jornal Folha do Estado

39893-2

Classificados para a fase semifinal da Copa Governador do Estado, Fluminense e Bahia de Feira começam a disputar hoje uma vaga para a grande decisão e aquele que passar por esta fase terá adquirida a condição de disputar uma competição nacional em 2016, incrementando o calendário de competições e abrindo novas perspectivas para a temporada que se aproxima.

A cidade de Feira de Santana tem garantindo um dos seus representantes em uma competição nacional, que pode ser a Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro da Série D. Os feirenses se enfrentam nesta etapa e quem passar fará a final contra o vencedor do confronto entre Bahia da capital x Juazeirense.

O Fluminense, que este ano foi vice-campeão baiano da 2ª divisão garantiu vaga na Série A estadual em 2016 e corre agora para ter um calendário recheado de competições no próximo ano. Caso, conquiste esta condição, o Touro do Sertão volta a uma disputa nacional depois de seis anos: a última vez foi o Campeonato Brasileiro da Série D em 2010, quando o tricolor feirense foi eliminado pelo Brasília/DF. Se time for para a Copa do Brasil, volta a disputar depois de 13 anos, já que a última participação foi na edição de 2003, quando cruzou com o Fluminense do Rio de Janeiro.

O Bahia de Feira, este ano foi o sétimo colocado na classificação geral do Campeonato Baiano e só participou da Copa Governador do Estado por conta de um convite da Federação Bahiana Federação (FBF), por conta da desistência do Jacuipense, que foi sexto colocado na disputa. Sem maiores pretensões, o time foi para a competição e se classificou em primeiro lugar na sua chave. O Tremendão não disputa a Série D desde 2011, quando foi 20º colocado na classificação geral. Já a Copa do Brasil o time participou das edições de 2013, quando enfreou o São Paulo e 2014, quando encarou o Corinthians.