Futebol Interior

ClQ216UWIAA7D9e

Os jogos da Série B do Campeonato Brasileiro deste sábado, válidos pela 10ª rodada, foram na contramão das apostas. Em cinco partidas, nenhum mandante ganhou e três times da zona da degola deram trabalho para equipes da parte de cima da tabela. Uma das vítimas foi o líder Vasco. Em toda a rodada, incluindo os jogos de sexta, apenas o Goiás venceu em casa, com um triunfo por 2 a 0 sobre o Avaí.

Após 17 partidas sem perder em São Januário, o time carioca recebeu o Paysandu e acabou derrotado por 2 a 0, em um noite inspirada de Jhonnatan, que fez dois gols. De qualquer maneira, o time do técnico Jorginho ainda é líder, com 22 pontos. Os paraenses se distanciaram um pouco da zona de rebaixamento e agora ocupam a 14ª colocação, com 12 pontos.

O Vasco poderia ter perdido a liderança. Isso se o Atlético-GO tivesse confirmado o favoritismo em confronto com o CRB no Serra Dourada. Mas não foi isso que aconteceu. Os donos da casa perderam por 2 a 1 e estacionaram nos 20 pontos, ainda na vice-liderança. O time alagoano saiu da sétima colocação para a terceira e entrou G4, com 18 pontos somados. Um grande trabalho do técnico Mazola Júnior.

Para entrar na zona de classificação, o CRB contou com a ajuda de Náutico e Bahia. Na Fonte Nova, o tricolor baiano perdeu por 2 a 1 para o Londrina e caiu da terceira para a quinta posição. Os londrinenses estão em nono, com 16. O Náutico quase perdeu no Arruda, mas arrancou um empate por 1 a 1 com Bragantino, nos acréscimos.Assim, continua na quarta colocação, com 16 pontos. O time de Bragança segue no Z4 e ainda caiu para a 18ª posição, com nove pontos.

No Heriberto Hülse, o Criciúma passou pelo mesmo drama que o Bragantino. Perdia em casa para o Tupi, mas conseguiu o empate por 2 a 2 nos minutos finais. Com o resultado, chegou aos 17 pontos e caiu para a sexta colocação.

O time mineiro, por sua vez, segue na vice-lanterna, com cinco pontos, mas já mostra grande evolução sob o comando do técnico Estevam Soares. O time catarinense perdeu os 100% em casa, onde já conquistou cinco vitórias.

Outro mandante que não seu deu bem foi o Oeste, que perdeu por 3 a 1 para o Vila Nova, na Arena Barueri e foi ultrapassado pelos adversários na tabela. Ambos tem 13 pontos, mas o time de Goiânia leva vantagem no número de vitórias e fica com a 11ª posição. A equipe de Itapólis vem logo abaixo, na 12ª.

Registro para o protesto de um grupo de torcedores de Itápolis que foi até Barueri e abriu uma faixa com os seguintes dizeres:

O jogo ficou parado por alguns minutos porque foram abertos vários sinalizadores o que exigiu a presença da polícia. O clube deve ser punição, com multa ou perda de mando por conta disso.

Atlético-GO (20), CRB (18) e Náutico (17). Além disso, há muitos times próximos do G4.

Com 17 pontos estão ainda Bahia, Criciúma e Ceará. e com 16 pontos aparecem o Luverdense e o Londrina, grata surpresa neste início de competição.

De outro lado, a rodada não mudou os dois últimos colocados – Sampaio Corrêa e Tupi – ambos com cinco pontos. Além disso manteve o Bragantino no Z4, agora em 18.º lugar, com nove pontos, mesma pontuação do Goiás que voltou a vencer mas está em 17.º.

Outros clubes estão ameaçados pela pontuação atual como Avaí com 10, Joinville com 11 e Paysandu com 12 pontos. A próxima rodada acontecerá na terça-feira e completa, portanto, com 10 jogos à noite.