Colômbia volta a vencer anfitriões e fica com o terceiro lugar nos EUA
Gazeta Esportiva
A seleção colombiana garantiu seu lugar no pódio da Copa América Centenário, disputada nos Estados Unidos. Na noite deste sábado, em duelo realizado no Estádio da Universidade de Phoenix, a equipe sul-americana voltou a derrotar os donos da casa e, com o placar de 1 a 0, venceu a disputa pelo terceiro lugar da competição. Argentina e Chile reeditarão a final de 2015 neste domingo, a partir das 21 horas (de Brasília), em Nova Jersey.
Assim como na primeira rodada da fase de grupos do torneio continental, em que venceu os mandantes por 2 a 0, a Colômbia soube controlar bem a partida e dominou os adversários por boa parte do confronto. O gol do time comandado pelo argentino José Pekerman mostrou bem isso: James Rodríguez deu bela assistência para Santiago Arias, que acionou Carlos Bacca para abrir o placar no primeiro tempo.
Na etapa decisiva, os norte-americanos esboçaram certa pressão, até mandaram bola na trave, mas não conseguiram derrubar o bloqueio colombiano. O time da América do Sul ainda perdeu boas chances em jogadas de contra-ataque, mantendo o placar em 1 a 0 até o fim.
Esta é a quarta vez que a Colômbia atinge a terceira colocação na história da Copa América, repetindo os feitos de 1987, 1993 e 1995. A melhor participação do país, no entanto, ocorreu em 2001, quando sediou a competição e a venceu.
Já os Estados Unidos seguem sem conquistar sequer a medalha de bronze. Na quarta posição, igualam a campanha de 1995, ocasião em que também caíram diante dos colombianos (4 a 1), na Copa América disputada no Uruguai.