Futebol Interior

Neste domingo o Flamengo enfrenta a sua primeira decisão na temporada, que pode ditar um rumo para o restante do ano. Jogando em Cariacica, no estádio Kléber Andrade, o clube enfrenta o Boavista na final da Taça Guanabara, às 17 horas. Para o técnico Paulo César Carpegiani uma derrota no Espírito Santo pode comprometer o primeiro semestre, mas uma vitória lhe da à tranquilidade de já está garantido na semifinal do Campeonato Carioca.

Como está previsto no regulamento, a decisão da Taça Guanabara será em jogo único e o empate leva a decisão para as cobranças de pênalti. Em sorteio, o Boavista ficou com o mando de campo e tentou alugar o estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, mas o Botafogo, administrador do estádio, se negou a negociar com o clube. Com isso a final teve que ser transferida para o interior do Espírito Santo, a 519 quilômetros da capital carioca.

O Flamengo terminou a primeira fase com a melhor campanha da competição e na liderança do Grupo B, com 13 pontos conquistados em 15 possíveis – foram quatro vitórias e um empate. Além disso, o clube tem a melhor defesa, com apenas um gol sofrido, justamente na semifinal com o Botafogo, na vitória por 3 a 1. Já o Boavista foi o líder do Grupo C, com nove pontos, e eliminou o Bangu com um empate por 2 a 2 no estádio Nilton Santos.

O campeão da Taça Guanabara garante uma vaga direta na semifinal do Campeonato Carioca. O mesmo acontece com o campeão da Taça Rio. As duas melhores campanhas somando as duas taças, descontando as semifinais e finais dos dois turnos, completam o quarteto. Caso um mesmo time seja campeão da Taça Guanabara e Taça Rio garante vaga direta para final do estadual e os três clubes de melhores campanhas fazem um triangular para saber decidir o outro finalista.