Tribuna da Bahia

Muito antes, e bem longe da Toca do Leão, no centro da cidade, na Baixa dos Sapateiros, membros das torcidas organizadas Imbatíveis e Bamor, tiveram um confronto, com denúncia de tiroteio. Mas o que não se via a muito tempo, dentro de campo, o pau quebrou, tumulto generalizado, entre jogadores de Vitória e Bahia no clássico de ontem à tarde no Estádio Manoel Barradas, válido pela fase de classificação do Campeonato Baiano.

Tudo começou aos 5min do 2º tempo, quando Vinicius cobrou pênalti, houve mão de Willian Correia, empatando o clássico em 1 a 1, e na comemoração, foi agarrado pelo goleiro Fernando Miguel, que não gostou da comemoração do jogador Tricolor, dando início à pancadaria. Depois de 16 minutos de paralisação, o árbitro Jaílson Macedo Freitas expulsou sete jogadores: três do Vitória, Kanu, Denílson e Rhayner, e quatro do Bahia, Vinicius e Lucas Fonseca, titulares, e os reservas Edson e Rodrigo Becão.

Quando a bola rolou, com o Bahia com nove em campo e o Vitória com sete jogadores, aos 32 minutos o meia Uillian Correia, que já tinha cartão amarelo, também foi expulso por falta em Zé Rafael. Com o placar em 1 a 1, e com apenas 15 jogadores em campo nas duas equipes, ao atrapalhar a cobrança de falta, o zagueiro Bruno Bispo, que já tinha advertência do cartão amarelo, também foi expulso.

Com a expulsão de Bruno Bispo, o time do Vitória ficou reduzido a seis jogadores em campo, e pela lei, pelo Regulamento, o jogo não poderia ser mais disputado. O árbitro Jaílson Macedo Freitas encerrou o clássico Ba-Vi aos 33 minutos do 2º tempo. Agora a súmula do Ba-Vi vai para o TJD – Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Bahiana de Futebol para decidir se o Ba-Vi fica com o resultado de 1 a 1, ou se será dado como triunfo do Bahia, por “abandono” de campo pelo time Rubro-negro.

O Vitória abriu o placar no primeiro tempo, aos 33 minutos, através do atacante Denílson, aos 34 minutos de jogo, gerando o primeiro impasse do Ba-Vi, com o Bahia alegando falta no zagueiro Tiago no lance de gol. O tumulto dentro de campo também foi “repassado” para o torcedor nas arquibancadas do Barradão, parte dos alambrados cedeu, mas a Polícia Militar soube evitar uma confusão ainda maior.