Resenha na Rede

Na noite deste domingo (15), a equipe do site Resenha na Rede recebeu uma denúncia que pode alterar a tabela de classificação do Campeonato Baiano. O atleta do Jacuipense, Luis Madson Moncorvo Bastos, 20 anos, esteve na súmula das partidas contra Juazeirense (5ª rodada) e Jacobina (6ª rodada), supostamente de forma irregular.

O jogador fez 20 anos em janeiro deste ano e o contrato dele é registrado na CBF como não – profissional. Contudo, para compor o banco de reservas ou entrar em campo, seu contrato deveria ser de atleta profissional. Ao menos essa é a previsão do artigo 22, inciso II do Regulamento da Série A do Campeonato Baiano.

“Art.22 – Desde que regularmente registrados, inscritos e com condição de jogo, entre os atletas relacionados na súmula de cada jogo, titulares e reservas, poderão ser incluídos no máximo 05 (cinco) na condição de não profissionais, com menos de 20 (vinte) anos completos e mais de 16 (dezesseis) anos.

Em caso de uma denúncia formal de algum clube ao Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia, o Jacuipense pode perder até nove pontos. O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva traz como pena para esse tipo de caso as perdas dos pontos equivalentes ao jogo, mais os pontos conquistados. Ou seja, como conquistou três pontos contra o Jacobina e perdeu da Juazeirense, o Jacuipense perderia nove pontos. O Leão do Sisal está na 2ª colocação, com 12 pontos conquistados.

STJD JÁ DECIDIU SOBRE ESSE TIPO DE CASO

Em 2015, o Joinville perdeu pontos no Campeonato Catarinense e por unanimidade o STJD apontou o Figueirense como campeão daquele ano. A punição foi pela presença do lateral-direito André Krobel na última partida do Joinville no hexagonal semifinal da competição. Na época, o jogador tinha 20 anos e não entrou em campo, mas o tribunal entendeu que ele deveria ter um contrato profissional para constar na súmula da partida.