Globo Esportes

A Federação Paulista de Futebol se reuniu nesta sexta-feira com representantes dos 16 clubes da primeira divisão estadual. No encontro, ficou decidido que será enviada ao governo de São Paulo uma proposta de retomada dos treinamentos.

Federação e clubes argumentam que o plano de flexibilização anunciada pelo Estado, com abertura até de shopping centers, permite que o futebol também retome os trabalhos de campo, visto que o risco de contaminação seria menor do que em outras atividades.

Depois do encontro, a Federação Paulista anunciou, em três tópicos, os temas tratados. Diz o texto:

“Diante da flexibilização da quarentena anunciada pelas autoridades públicas paulistas, inclusive com liberação a shoppings, que contam com cuidados menos rigorosos do que os previstos pelo protocolo do Futebol Paulista, a FPF e os clubes encaminharão novamente ao Governo do Estado e às Prefeituras proposta minuciosa voltada à retomada dos treinamentos nas cidades em que estes ainda não foram liberados.”
“O novo protocolo irá prever a testagem de todos os profissionais, com retomada gradual dos treinamentos, iniciando com atividades individuais e em ambientes abertos.”
“Com a expectativa de uma resposta do Governo do Estado neste período, realizaremos na próxima terça-feira, 11h, uma nova reunião para reavaliar a situação do retorno.”

Faltam duas rodadas para o término da primeira fase do Paulistão, interrompido na primeira quinzena de março em função do novo coronavírus. São necessárias seis datas para a competição ser encerrada: duas para a fase de grupos, uma para as quartas de final, uma para as semifinais e duas para as finais.

Todos os jogos restantes devem ocorrer com portões fechados.