Bahia Notícias

Paralisado desde meados de março devido a pandemia do coronavírus, o futebol brasileiro ainda não tem data para o reinício das competições. De acordo com o site GloboEsporte.com, para os últimos seis meses, a CBF e os clubes estudam alternativas para reorganizar o calendário reduzido. Uma delas foi diminiuir o intervalo entre os jogos, que hoje é de 66 horas, para 48. No entanto, a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) consultou os jogadores e segundo seu presidente Felipe Augusto a proposta foi rejeitada pelos jogadores.

“Nós fizemos a consulta. Todos disseram não. Não pode haver jogo com intervalo inferior a 66h. A Fenapaf não está autorizada a quebrar o acordo, pois a categoria não aceita. É para cumprir o acordo assinado em Campinas, há três anos, que se estendeu para todo o Brasil”, afirmou.

O intervalo mínimo de 66 horas entre os jogos de um mesmo clube foi estabelecido após acordo homologado entre a CBF e a Fenapaf em 2017. Seu descumprimento prevê multa de R$ 250 mil. A nova determinação entrou no Regulamento Geral de Competições da entidade desde 2018. Uma das opções para resolver a questão do calendário atual atrapalhado pela pandemia é não permitir a escalação do mesmo atleta no compromisso seguinte.

“Se um clube deseja jogar no intervalo diferente, pode jogar, desde que os atletas não sejam os mesmos. Ou seja, eles podem fazer como entenderem para fechar o calendário, mas não com os mesmos atletas. Se houver jogos com os mesmos atletas, a Fenapaf irá comunicar ao TRT, da 15ª região que o acordo não está sendo cumprido”, completou o dirigente da Fenapaf.

A pandemia do coronavírus provocou a suspensão dos campeonatos estaduais, regionais e Copa do Brasil que estavam sendo disputados. Além disso, o início de todas as divisões do Campeonato Brasileiro foi adiado. Ainda não há uma definição de quando os certames retornarão. Alguns clubes retomaram as atividades presenciais nas cidades em que as autoridades locais deram o sinal verde. No entanto, a maioria das equipes realizam treinos virtuais com seus elencos.