Isto É

A primeira decisão de um campeonato europeu de futebol em meio à pandemia da covid-19 acontecerá nesta quarta-feira. Juventus e Napoli disputarão a final da Copa da Itália, no estádio Olímpico de Roma, com portões fechados e seguindo uma série de protocolos de prevenção à nova doença. Desta forma, o Estadão relembra a trajetória dessas duas equipes na competição e destaca o que esperar da celebração do primeiro campeão europeu, que deve comemorar o título de uma maneira sem precedentes.

A Juventus é a maior campeã da competição, com 13 títulos acumulados, sendo quatro deles nos últimos quatro anos. O Napoli, por sua vez, possui apenas cinco taças da Copa da Itália. A equipe foi a última a vencer a competição, em 2014, antes da rival de Turim emplacar uma sequência de quatro títulos seguidos.

A partida desta quarta-feira será o 12.º confronto entre Juventus e Napoli na Copa da Itália. Nas 11 partidas que antecederam esse duelo, foram cinco vitórias para a Juventus, dois empates e quatro vitórias para o Napoli. Ambos não se enfrentavam na final dessa competição desde maio de 2012. Na ocasião, a equipe de Turim foi derrotada por 2 a 0.