O Globo

Não é possível dizer que a Premier League, de volta hoje com Manchester City x Arsenal (às 16h15, na Espn Brasil), vá monopolizar atenções graças à disputa pelo título. Este, o Liverpool virtualmente já garantiu. Há ainda uma dúvida quanto a uma das grandes características do torneio: aquelas partidas de ritmo alucinante sobreviverão à inatividade e aos estádios sem público? Ao menos uma atração está garantida: veremos um time formidável numa corrida para acumular recordes e determinar o tamanho de seu legado.

Quando confirmar matematicamente o título, o Liverpool encerrará 30 anos sem vencer o Campeonato Inglês. Ou seja, jamais foi campeão na “era Premier League”, iniciada em 1992.

Após a batalha ponto a ponto da última temporada, seria razoável supor que o Manchester City x Liverpool que acontecerá no dia 2 de julho, a seis rodadas do fim, seria uma “final”. Implacável, o Liverpool “encerrou” há algum tempo qualquer possibilidade de disputa. Ainda mais contra um rival que não repetiu seu nível dos últimos anos. O tempero do jogo estará, possivelmente, na tentativa do time de Pep Guardiola de defender recordes de sua avassaladora campanha de 2017-2018. Boa parte destes números estão em vias de serem pulverizados por Salah, Mané, Firmino e demais comandados de Jürgen Klopp.

A começar pelo mais emblemático: a pontuação final. O Liverpool já somou 82 pontos em 87 possíveis. Se fizer mais 19 nos nove jogos que lhe restam, baterá os 100 pontos do City. Basta um aproveitamento de 44%, pouco para quem, ao longo de 29 rodadas, ganhou 94% dos pontos.

Até agora, o Liverpool só deixou cinco pontos no caminho. Precisaria deixar mais nove para não ultrapassar o City de 2017-2018.

Aquele time, aliás, ganhou o título com 19 pontos de vantagem, a maior margem da história. Este Liverpool, por ora, tem 25 pontos de frente. Naquele mesmo ano, o time de Guardiola ergueu a taça com cinco rodadas de antecipação, igualando o Manchester United de 2001. Mas o Liverpool pode até ter chances de ser campeão no domingo, com incríveis oito jogos de antecipação. Para tanto, basta o City perder hoje para o Arsenal e o Liverpool vencer o dérbi com o Everton, em sua volta aos gramados após a pandemia.

Há mais recordes ao alcance. Nas duas últimas temporadas, o Manchester City ganhou 32 de seus 38 jogos. O Liverpool atual já venceu 27, ou seja, precisa ganhar seis dos últimos nove para bater a marca.

O duelo de 2 de julho, no campo do City, pode encaminhar outro recorde: o de mais vitórias fora de casa na história. Em 2017-2018, o rival venceu 16 vezes como visitante. Nesta temporada, o Liverpool tem 12 vitórias e lhe restam cinco partidas fora de Anfield. Em seu estádio, aliás, já soma 22 vitórias seguidas desde a temporada passada — outro recorde. O Liverpool ainda receberá quatro visitas e, se vencer todas, terá 100% de aproveitamento em casa, outro recorde histórico.