Globo Esportes

Na busca por mais igualdade de condições e profissionalismo, o futebol feminino tem uma nova opção de equipamento esportivo que promete dar mais conforto às jogadoras. Uma empresa australiana lançou este ano uma chuteira desenvolvida exclusivamente para se adequar às características dos pés das mulheres.

A chuteira foi projetada levando em consideração a anatomia do pé feminino, que tem características próprias como calcanhar mais fino; arco do pé mais alto; relação comprimento/largura diferente na região dos dedos; e tamanho geral menor, em média, em comparação com os pés masculinos. Há ainda diferenças relacionadas à estrutura do corpo da mulher, como a bacia mais larga, que altera a pisada e os pontos de pressão dos pés.

– O que fizemos foi redesenhar a chuteira, levando em conta essas diferenças. Criar uma chuteira desenvolvida especificamente para as mulheres ajuda a corrigir um pouco o desequilíbrio em termos de equipamentos esportivos – afirmou a britânica Laura Youngson, uma das sócias da Ida Sports, fabricante da chuteira.

Para adaptar a chuteira para as jogadoras, a empresa criou um novo padrão que atende às características dos pés femininos, afinando a área do calcanhar, alargando a parte da frente e reforçando o apoio no meio da chuteira, incluindo o uso de uma palmilha mais acolchoada, para compensar a altura do arco do pé.

– É algo pequeno criar apenas uma chuteira para as mulheres, mas é um passo no caminho de uma maior paridade de gênero no futebol – completou Laura.