MSN

A propagação do novo coronavírus entre jogadores ameaça a continuidade do Campeonato Russo. A competição masculina foi retomada há uma semana com uma goleada de 10 a 1 do Sochi sobre o Rostov, obrigado a usar um time sub-17, e pode ter mais dois times apelando para o uso das divisões de base em partidas.

Nesta sexta-feira, o Comitê Executivo da liga que organiza a competição confirmou que o jogo entre Orenburg e Krasnodar, que seria disputado neste sábado, não acontecerá, pois os anfitriões têm seis casos de infecção, o que obrigará todo o elenco a entrar em isolamento.

O clube, sediado próximo à fronteira do Cazaquistão, solicitou o adiamento do compromisso, o que foi rejeitado pela falta de datas e chegou a cogitar escalar jovens das divisões de base. A ideia não foi adiante por causa da pressão da organização.

O temor da liga que gere o Campeonato Russo é que se repita o que aconteceu na última sexta-feira, no primeiro jogo pós-paralisação. Com o elenco do Rostov em isolamento, juvenis foram para a partida fora de casa com o Sochi e acabaram derrotados por 10 a 1.

O Orenburg, embora a medida ainda não tenha sido oficializada pela organização, deverá ser decretado perdedor do jogo com o Krasnodar por não comparecimento, o chamado W.O.

O Rostov, que sofreu a goleada que repercutiu em todo o mundo, como ainda tem jogadores passando por período de quarentena, já anunciou que voltará a utilizar jovens com faixa etária entre 16 e 17 anos, dessa vez, para receber o Arsenal Tula.

A diretoria do clube garantiu que, apesar do revés por 10 a 1, apostará na base mais uma vez, apesar da pressão recebida pelos dirigentes do país.

O mesmo acontecerá com o Dínamo de Moscou, que teve três jogadores do time principal dando positivo para teste do novo coronavírus, o que obrigou todo o elenco a entrar em confinamento.

Dessa forma, no clássico deste sábado contra o CSKA Moscou, o time 11 vezes campeão nacional também apostará em jovens em formação, que passaram os últimos meses sem realizar qualquer treino.

A expectativa é que a Federação Russa de Futebol, nos próximos dias, obrigue todos os clubes a entrarem em confinamento, nos respectivos centros de treinamento, até o fim do campeonato, para que a temporada possa ser concluída.

A medida vem sendo negociada com o governo do país, no entanto, não houve qualquer acordo sobre mudança no regulamento da competição, que permitiria a adoção da medida.

Nesta sexta-feira, governo da Rússia anunciou que foram contabilizados mais 6,8 mil casos de infecção pelo novo coronavírus, aproximadamente, o que eleva o total para 620.794. Nas últimas 24 horas foram 173 mortes, fazendo a quantidade de óbitos no país subir para 8.781.