G1

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou, nesta quinta-feira, na sede da entidade, uma reunião do Conselho Técnico da Série A com dirigentes de todos os clubes envolvidos na competição. No encontro, foi definida a fórmula de disputa, que será a mesma utilizada em 2020, além da data início, no dia 21 de fevereiro.

O estadual será disputado em três fases: fase de classificação, com todos os dez clubes em um mesmo grupo e jogos apenas de ida, sendo que quatro deles avançam e o último será rebaixado. Já a segunda fase, semifinal, e a terceira, final, serão disputadas em jogos de ida e volta.

A competição será realizada até o dia 23 de maio. Terão vagas para Copa do Brasil 2022 o campeão, vice-campeão e 3º colocado do campeonato.

Já para Copa do Nordeste 2022, o campeão terá direito à primeira vaga. A 2ª vaga será do clube mais bem posicionado do estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a 3ª vaga, para a disputa da Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no estadual, excluindo os detentores da 1ª e 2ª vagas. Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a 3ª vaga será do time com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Na Série D do Brasileirão, as equipes melhores colocadas do Baianão, desde que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro, terão direito às duas primeiras vagas. A 3ª será destinada à equipe campeã de uma competição a ser realizada pela FBF no segundo semestre de 2021. Caso não aconteça a competição, também será destinada ao Baianão.