Globo Esportes

O Porto venceu o Benfica por 2 a 0 nesta quarta-feira, no Estádio Municipal de Aveiro, e conquistou a Supercopa de Portugal de 2020. Os gols da vitória foram marcados pelo meio-campista Sérgio Oliveira, em cobrança de pênalti, e depois pelo atacante Luis Díaz, já nos acréscimos da partida. Esse foi o primeiro clássico disputado entre os rivais nesta temporada.

O Porto saiu na frente aos 24 minutos do primeiro tempo. Taremi foi derrubado por Vlachodimos dentro da área. O assistente chegou a marcar impedimento de Marega no lance, mas a jogada foi revisada pelo árbitro de vídeo (VAR), e depois foi confirmado o pênalti. Sérgio Oliveira converteu a cobrança. O primeiro tempo foi relativamente equilibrado, mas com apenas uma finalização no gol para cada lado.

No segundo tempo o rendimento das duas equipes melhorou, principalmente o do Porto, que mesmo com menos posse de bola conseguiu criar mais oportunidades de gol do que o Benfica. Tanto que foi premiado com o segundo gol, já nos acréscimos, de Luis Díaz.

O Benfica começou a temporada com muitas expectativa após o retorno do técnico Jorge Jesus. Mas o time foi eliminado precocemente da Champions League. A equipe está classificada para a segunda fase da Liga Europa (vai enfrentar o Arsenal) e ocupa o segundo lugar na tabela do Campeonato Português, com 24 pontos, dois a menos do que o Sporting de Lisboa. O Porto vem logo atrás, com 22.

Com o nome de Supertaça Cândido de Oliveira, a Supercopa de Portugal é disputada desde 1979, em sistema de jogo único. O time mais vezes campeão é o Porto, agora com 22 títulos. O último havia sido justamente o rival Benfica.