Uol

Um acordo feito pela direção da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) com os governos dos dez países membros faz com que o decreto argentino que proíbe a entrada de estrangeiros no país entre esta sexta-feira (25) e 8 de janeiro não afete as partidas das semifinais da Libertadores.

Com isso, as delegações de Palmeiras e Santos poderão entrar na Argentina para enfrentar, respectivamente, River Plate (dia 5 de janeiro) e Boca Juniors (6 de janeiro). Há, entretanto, alguns requisitos a se cumprir.

– Testes PCR para Covid-19 negativos para todos os membros da delegação em exames realizados até 72 horas antes da viagem. Esta já era uma exigência feita pela confederação desde a retomada da Libertadores, em setembro;

– Os clubes terão que providenciar seguro-viagem que cubra gastos com possíveis internações por Covid-19 para todas as pessoas que viajarem;

– O voos serão fretados, com listagem de todos os passageiros e exames negativos providenciados para que a entrada especial seja liberada em Buenos Aires. Delegação deve deixar aeroporto sem passagem pelo saguão e seguir com ônibus direto a hotel;

– Como o blog revelou em novembro, a Conmebol multará em até US$ 30 mil (R$ 150 mil) caso algum membro da delegação deixe o hotel que não seja para treino ou jogo ou receba visita de terceiros não autorizada no local da concentração. Esta foi uma das exigências de alguns dos governos, entre eles o argentino, para fechar acordo em setembro de permissão da entrada de delegações mesmo com a fronteira fechada.

Os clubes só poderão ficar 72 horas na Argentina, como também já constava no protocolo da Conmebol. Não haverá reconhecimento de campo, portanto.

Pelo protocolo da Conmebol, caso o governo argentino quisesse mudar o acordo e proibir a entrada dos clubes brasileiros no país, River e Boca teriam que indicar um estádio em outro país para mandar suas partidas. O que poderia ser um problema, já que o Uruguai, escolha óbvia, também está com restrições. A Conmebol tem o Paraguai, onde está sua sede, como um “porto-seguro” para problemas de última hora, apurou o blog. Para viajar a Assunção não haveria restrições.