Globo Esportes

A Série D do Campeonato Brasileiro definiu dois dos quatro confrontos das quartas de final da competição*. Sete clubes garantiram a classificação neste domingo, passando pelas oitavas: Mirassol, Aparecidense, Novorizontino, Marcílio Dias, América-RN, Floresta e o Altos, que venceu nos pênaltis o Salgueiro. No sábado, o Fast eliminou o Globo FC também nas penalidades.

Com a conclusão desta fase, oito times estão a dois jogos do tão sonhado e esperado acesso à Série C de 2021. A CBF reservou os dias 3 e 10 de janeiro para as partidas eliminatórias e deve detalhar a tabela, com datas e horários, nesta segunda-feira.

Os oito times classificados às quartas de final foram ordenados por campanha (do primeiro ao oitavo) com o somatório dos pontos de todas as fases. A equipe de melhor campanha, o Altos, pegou o time de pior, o Marcílio Dias, por exemplo. Assim, os duelos ficaram 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

Altos: 38 pts, 12 vitórias
Novorizontino: 38 pts, 11 vitórias
Aparecidense: 35 pts, 10 vitórias, saldo de gols 24 e 41 gols marcados
América-RN: 35 pts, 10 vitórias, saldo de gols 24 e 35 gols marcados
Mirassol: 32 pts, 9 vitórias
Floresta: 32 pts, 8 vitórias
Fast: 31 pts
Marcílio Dias: 29 pts

Aparecidense e América-RN empataram em número de pontos, vitórias e saldo de gols. Pelo regulamento, o quarto critério de desempate será o sorteio. O número de gols marcados (usado em todas as outras fases) não aparece como critério para a formação dessa quarta fase. A posição de Aparecidense e América-RN na tabela geral define dois confrontos e envolve os adversários de Mirassol e Floresta.