Diplomata News

Considerado como a principal praça esportiva do Recôncavo Baiano, o Estádio Carmelito Barbosa Alves, em Cruz das Almas, deve voltar a ser um dos palcos do Campeonato Baiano 2021. Inaugurado pelo Fluminense de Feira há 33 anos, o estádio já serviu como mando de campo do Leônico, do Poções e do Cruzeiro em competições estaduais e agora por conta de uma solicitação do Doce Mel, que não poderá mandar seus jogos em Ipiaú, a praça esportiva está prestes a ser liberada para jogos da equipe no Baianão. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) já fez uma visita técnica, emitiu um relatório e aguarda que sejam feitos alguns ajustes para confirmar o Barbosão como mando de campo do Doce Mel.

O Barbosão inaugurado em 1988, numa partida válida pelo Campeonato Baiano de Futebol entre o Leônico e o Fluminense de Feira que terminou empatada sem gols. Além do Leônico, o estádio nos anos 90 serviu como mando de campo do Poções que deixou de jogar no Heraldo Curvelo em Poções para jogar no Recôncavo. Posteriormente entre os anos de 2000 e 2004 foi palco para o Cruzeiro, que dos times que utilizaram a praça, era de fato de Cruz das Almas.

O estádio foi batizado de Carmelito Barbosa Alves pelos serviços feitos como prefeito da cidade naquela época. Também por ser ele o prefeito mais respeitado e admirado de todos os tempos da cidade de Cruz das Almas contribuindo para o desenvolvimento social do município. Fora Cruz das Almas, somente a cidade de Santo Antônio de Jesus, com o Estádio José Trindade Lobo, no Recôncavo, abrigou mando de campo de times no Campeonato Baiano com partidas do Leônico e do Palmeiras\NE

Em se confirmado o Barbosão como mando de campo do Doce Mel, o estádio então voltará a ser utilizado 17 anos depois para partidas de futebol profissional. Os dirigentes da equipe de Ipiaú confirmaram Cruz das Almas como sua sede nos próximos quatro anos e estão prometendo conceder uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira (8) para explicar os motivos da resolução.

O estádio já recebeu uma primeira vistoria da FBF e de acordo com Jorge Diniz, assessor para vistorias conforto e segurança dos estádios da Federação Bahiana de Futebol (FBF), o estádio de Cruz das Almas apresenta no geral um aspecto satisfatório. “Tem uma boa estrutura no que diz respeito às acomodações para a torcida, boas cabines de imprensa, vestiários, gramado com condições mínimas para abrigar partidas de futebol. Nos foi solicitada esta visita técnica e logicamente precisa de ajustes para que possa estar em condições de jogo”, afirmou.

O dirigente fez um relatório sobre as condições da praça esportiva e o que precisa ser feito para que esteja apta a receber partidas do Doce Mel. “Houve uma reforma recente, mas no momento não se tem iluminação artificial para jogos noturnos, também necessário se fazer adequações para uma melhor acessibilidade no interior do equipamento, os laudos de vigilância sanitária, do Corpo de Bombeiros e da PM também solicitamos”, disse. “Vamos dar um prazo para que estas pendências sejam solucionadas para fazer uma nova visita técnica e dar um posicionamento sobre o estádio”, complementou.