PMVC

No sábado (14), moradores do Território Quilombola de Lagoa de Maria Clemência e de outras localidades do entorno estarão no Estádio Municipal Edvaldo Flores, no bairro Alto Maron, para participar de uma série de atividades culturais e esportivas, entre as quais, futebol, futsal e capoeira.

O público envolve crianças, adolescentes e adultos que vivem em comunidades como Oiteiro, Malhada, Riacho de Teófilo, Manoel Antônio, Mocó, Poço de Aninha, Lagoa do Arroz, Muritiba, Caldeirão e Dezoito. O transporte dos participantes será feito em dois ônibus viabilizados pelos organizadores – a Associação de Moradores Quilombolas de Oiteiro e o projeto social Raízes do Sertão, com apoio da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel).

Com esta atividade, os organizadores pretendem arrecadar recursos para a realização do 4º Festival Cultural Quilombola de Oiteiro, que será em 19 de novembro. O evento terá atividades culturais, mostra de fotografias, apresentação de artesanato e palestras sobre o Novembro Negro, políticas públicas de assistência social e outros temas relacionados.

“Trata-se de um evento beneficente, que tem por objetivo reunir as comunidades para usufruir do espaço esportivo e capitanear recursos para o festival”, resume Isaac Oliveira, coordenador do projeto Raízes do Sertão e voluntário nas ações da associação de moradores.

“É uma forma de unir as comunidades em busca de objetivos comuns e oportunizar o uso de espaços até então distantes para as comunidades rurais”, conclui o líder comunitário.