PMVC

Dez atletas que integram o projeto “Esporte para Além das Fronteiras”, mantido através de parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Instituto Irmãos Nogueira, participaram do Campeonato da CTE Jiu-Jitsu ChampionShip Norte Nordeste, no último domingo (15), com apoio do Labo.

Com idades entre 10 e 13 anos, os atletas são alunos da Escola Municipal Lycia Pedral, no bairro Panorama – à exceção de uma atleta que treina no núcleo mantido pelo Instituto em Barra do Choça.

O núcleo da Lycia Pedral foi o primeiro do “Esporte para Além das Fronteiras” a ser implantado em Vitória da Conquista e atende, atualmente, cerca de 200 crianças matriculadas na unidade de ensino.

Dos dez competidores, oito conquistaram o primeiro lugar nas disputas de que participaram. “Isso mostra que o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação está sendo de fundamental importância para essas crianças, que, talvez, nunca teriam oportunidade de treinar em uma academia, nem tampouco de participar de uma competição”, avalia o coordenador do Instituto Irmãos Nogueira na Bahia, Luciano Nogueira.

Segundo Nogueira, o foco do projeto não é em premiações, mas o desenvolvimento esportivo das crianças tem se sobressaído. “A metodologia de ensino do Instituto é voltada para um trabalho de disciplina, honestidade e respeito, e não focada em competições. Porém, dentro do projeto, temos crianças cheias de talentos, que, com certeza, serão futuros campeões”, assegurou o coordenador.

O projeto

O projeto “Esporte para Além das Fronteiras” foi iniciado em 2022, com a implantação do primeiro núcleo no bairro Panorama e a inscrição das primeiras 200 crianças. A iniciativa está em fase de ampliação, a fim de atender a mais de 1.200 alunos da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é instalar mais cinco núcleos para oferecer as mesmas oportunidades a alunos de outros bairros, como Bruno Bacelar, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Valéria, Vila América, Urbis IV, Ibirapuera, Vila Serrana, entre outros.

Conforme o acordo entre a Prefeitura e o Instituto Irmãos Nogueira, a parte de infraestrutura, incluindo a manutenção do espaço e o fornecimento dos materiais esportivos, é viabilizada pelo Governo Municipal. Já a metodologia pedagógica é de responsabilidade do instituto, que é mantido pelos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, nascidos em Vitória da Conquista e hoje reconhecidos internacionalmente entre os principais nomes do cenário das artes marciais.

Confira a lista dos dez atletas que competiram no Campeonato da CTE Jiu- Jitsu ChampionShip Norte Nordeste:

* Kauê Lucas Santos Araujo – Faixa Branca
* Ana Laura Nunes Lopes – Faixa Branca
* Mariana de Jesus Oliveira – Faixa Branca
* Erik Yan de Jesus Melo – Faixa Branca
* Maria Luiza Santos Oliveira – Faixa Branca
* Arthur Souza de Oliveira – Faixa Branca
* Samara Silva Santos – Faixa Branca
* Agatha Sousa Rodrigues – Faixa Branca
* Saulo Sousa Muscy Luedy – Faixa Branca
* Heloysa Pereira Da Silva (Instituto de Barra do Choça) – Faixa Branca