Por Luciano Pina

Confira a rodada do Campeonato Brasileiro da Serie A que acontece neste final de semana.

Em crise, Palmeiras recebe embalado Grêmio e tenta dar resposta a Luxemburgo
O Palmeiras precisa da vitória a qualquer custo neste sábado. Para evitar que a crise se instale de vez no Palestra Itália e até mesmo que o Bahia abra nove pontos de vantagem caso vença o São Paulo, o time de Luiz Felipe Scolari precisa bater o Grêmio. E a tarefa não vai ser fácil. Isso porque os gaúchos vivem seu melhor momento no certame. Depois de vencer o Inter e o Vasco, a equipe se firmou no G-4 e ainda chegou perto dos líderes. O Palmeiras visa, também, responder Luxa, que minimizou o título da Copa do Brasil dizendo que o alviverde ‘ganhou em 5 min’.

Desfalcado do artilheiro Fred, Fluminense busca a liderança contra ‘freguês’ Figueirense
Para se recuperar de um empate em casa na última rodada, o Fluminense visitará o lanterna Figueirense tentando manter um bom retrospecto. A última derrota para a equipe catarinense ocorreu em 2006, com seis vitórias e dois empates desde então. A missão será mais complicada pelas baixas no Tricolor. O Flu terá o desfalque de três titulares: Gum e Thiago Neves estão suspensos, enquanto o artilheiro Fred está lesionado e deve ficar de fora por três rodadas. A partida deste sábado também marcará a estreia do técnico Márcio Goiano na equipe catarinense, assumindo o lugar que era de Hélio dos Anjos.

Vasco enfrenta Portuguesa para ‘dar tempo’ em crise e seguir posicionado no G-4
Sem vencer há cinco jogos e com apenas um triunfo nos últimos oito compromissos, o Vasco enfrenta a Portuguesa pressionado pelos maus resultados e com uma crise instalada nos bastidores da Colina histórica. A vitória é fundamental para amenizar o clima e colocar o time de volta no rumo. A permanência no G-4 é outra preocupação. Com a sequência de resultados negativos, o Cruzmaltino pode ser ultrapassado pelo São Paulo em caso de derrota ou empate. Para isso, basta o Tricolor Paulista vencer o Bahia.

Longe do topo, Corinthians encara Atlético-MG e quer seguir atrapalhando líderes
O elenco do Corinthians reconhece que a chance do bicampeonato brasileiro é quase nula. A ordem é se preparar para o Mundial de Clubes e tumultuar a disputa pela liderança. Na quarta, o time paulista impediu o Fluminense de assumir o topo, com o empate por 1 a 1. Agora o adversário é o Atlético-MG, 1º colocado. O clube de Minas venceu apenas uma partida nos últimos quatro jogos. Um eventual tropeço do Atlético-MG no Pacaembu pode fazer com que o time perca liderança que ocupa há 14 rodadas. Cuca terá todos à disposição.

Em crise e pressionado, Inter recebe o Fla em reencontro de Fernandão e Dorival
Sem vencer há quatro rodadas e sendo alvo de protestos da torcida, o Internacional recebe o Flamengo em busca de reabilitação e de calmaria. Com Fernandão na casamata, o time vermelho só tem 50% de aproveitamento e, por ironia do destino, reencontra seu antigo subordinado. Demitido há pouco mais de um mês, Dorival Júnior viu o antigo diretor tomar seu posto. Na Gávea, ele também tem a necessidade de vitória. Na delegação rubro-negra, a novidade é a presença de Adriano. Já no Inter, D’Alessandro se recuperou de lesão e é a grande esperança.

Em meia à crise com Ganso, Santos aposta em Neymar ‘gripado’ contra o Sport
O Santos tenta deixar de lado a crise com o meia Paulo Henrique Ganso para superar o Sport na Ilha do Retiro. O clube divulgou que o camisa 10, que interessa ao São Paulo e está em litígio com os dirigentes do clube, sofreu grave lesão na coxa esquerda e ficará parado por tempo indeterminado. Com isso, o técnico Muricy Ramalho ignora a gripe de Neymar e aposta no craque para vencer. Mesmo com a série de 11 jogos sem vencer, o Sport entra em campo com outro ânimo. Na visão da comissão técnica, a equipe demonstrou outra postura nos empates com o Náutico e Flamengo.

Bahia e São Paulo se encontram pela 3ª vez em um mês e desafiam bom momento
Bahia e São Paulo se encontrarão neste domingo pela terceira vez em um curto prazo de um mês – duas pela Sul-Americana e a primeira pelo Brasileirão. As duas equipes voltam a se enfrentar em bom momento na competição . O Bahia derrotou o Santos de Neymar fora de casa e ganhou moral. Será o segundo jogo com o novo técnico, Jorginho. Já o São Paulo vem de quatro vitórias consecutivas na temporada. E essa boa fase de ambos será desafiada em Salvador para ver quem embala ainda mais na competição.
Bota recebe Coritiba para reverter retrospecto no Engenhão e aliviar pressão em Oswaldo
Botafogo e Coritiba se enfrentam neste domingo, no Engenhão. O estádio não tem sido uma arma para o Alvinegro, que busca uma regularidade no returno do Brasileiro nos jogos em sua casa – atualmente tem um aproveitamento de 42%. Além disso, uma vitória diminui a pressão sobre o técnico Oswaldo de Oliveira, cobrado pelos resultados ruins. Já o Coritiba quer manter a boa fase após bater o Inter. Assim como o rival, o Alviverde terá que escalar um time misto por conta da grande quantidade de atletas no departamento médico.

Cruzeiro faz pacto da vitória e busca sonho do ‘returno perfeito’ contra o Naútico
Cruzeiro e Náutico fazem confronto entre times animados por resultados positivos recentes. A equipe celeste, que teve “pacto por vitória” entre os jogadores após a goleada para o Coritiba, fez dois bons jogos contra os Atléticos mineiro e goiano. Isso foi suficiente para alimentar o sonho de um “returno perfeito”. Já o Náutico, empolgado pela vitória de virada sobre o Figueirense e a sequência de quatros jogos sem derrota, busca a confirmação de sua ascensão. Alexandre Gallo não poderá contar com Marlon, Elicarlos, Rhayner e Kieza.

Ponte aposta em ‘novo fôlego’ para superar perda de artilheiro contra ameaçado Atlético-GO
Há uma semana, a Ponte Preta vivia em crise. Hoje, a história é diferente. Depois de uma vitória sobre a Portuguesa e um empate com o líder Atlético-MG fora de casa, a equipe recuperou a confiança e espera embalar de vez na competição. Ainda sem o artilheiro Roger, machucado, a dupla de ataque deve ser Giancarlo e Luan. Já o Atlético-GO tenta se reerguer após ver acabar a série de cinco jogos de invencibilidade com a derrota diante do Cruzeiro. A equipe busca uma vitória para sonhar novamente com a possibilidade de deixar a zona de rebaixamento.