r7

lfabiano700350

Ainda que não se admita isso internamente, o desespero começa a tomar conta do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Sem vencer há dez rodadas, o time está encravado na zona de rebaixamento, com nove pontos em 12 jogos.

Com 25% dos pontos conquistados, o Tricolor tem um desempenho pior do que as equipes de Palmeiras e Corinthians que acabaram rebaixadas na era dos pontos corridos.

Em 2007, o Corinthians tinha 17 pontos, quase o dobro do Tricolor, e ocupava a 14ª colocação, longe de estar ameaçado. No ano passado, o Palmeiras ainda vivia a ressaca da conquista da Copa do Brasil e tinha 10 pontos após 12 rodadas. A equipe alviverde estava na 16ª colocação.

Dos 12 maiores clubes do Brasil, Atlético-MG, Grêmio e Vasco também já foram rebaixados desde 2013, quando a competição passou a ser disputada em pontos corridos. Desses times, o São Paulo só não tem aproveitamento pior do que o Galo de 2005, que tinha um ponto a menos do que o Tricolor tem hoje.

Com apenas um ponto ganho em seis jogos pelo São Paulo no Brasileirão, o técnico Paulo Autuori cobra pressa na reação. — Não tem muito tempo para reagir, tem que ser no próximo jogo.

E o próximo jogo do São Paulo é contra o Atlético-PR na quinta-feira. O rival paranaense não perde há seis jogos.