:: ‘Campeonato Baiano’
Temporada 2013 entrou para a história do futebol da Bahia
FBF

O ano de 2013 não poderia ter sido melhor para o futebol da Bahia. A temporada chegou ao fim com clubes do Estado em evidência no cenário nacional.
Depois de ter conquistado o Baianão 2013, o Vitória terminou a Série A do Brasileirão na 5ª colocação, a apenas dois pontos do G-4 e de uma inédita vaga na Libertadores. A posição do Rubro-Negro foi a melhor de um clube do Nordeste no Brasileirão na era dos pontos corridos.
Já o Bahia se manteve entre os 20 clubes da elite do futebol nacional e deu mais um show nas arquibancadas ao lado da sua torcida.
Porém, não foram apenas os times da Capital que se destacaram. O Interior também fez bonito em 2013 e colocou três times no hall da fama do futebol nacional.
Juazeiro, segundo colocado da primeira fase do Baianão 2013 e Bahia de Feira, campeão da Copa Governador do Estado conquistaram vagas na Copa do Brasil 2014. O Tricolor das Carrancas e o time feirense se juntaram à dupla BAVI e, pela primeira vez na história formarão o grupo de quatro clubes da Bahia a representarem o Estado na segunda competição mais importante do país.
E esse número inédito só foi possível devido aos esforços da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Mesmo com um calendário mais apertado, a entidade se desdobrou e inovou com uma das fórmulas de estaduais mais elogiadas.
Nunca na história do Campeonato Baiano um primeiro turno, mesmo sem o Leão e o Esquadrão, foi tão valorizado, com as vagas para as Copas do Nordeste e do Brasil. E também pela luta da FBF, através do seu presidente, Ednaldo Rodrigues, o Bahia fechou o grupo dos quatro baianos na Copa do Brasil 2014 por meio de sua posição no ranking nacional de clubes da CBF. O Esquadrão ficou com a segunda vaga (apenas atrás do Palmeiras) das dez reservadas para o ranking.
Para fechar a temporada de sucesso para o Interior baiano, o Vitória da Conquista, campeão simbólico do primeiro turno do Baianão 2013 conquistou a vaga na Copa do Nordeste, onde representará o Estado ao lado do Tricolor e do Rubro-Negro. O Bode também se habilitou a disputar a Série D do Brasileirão 2014 após o vice-campeonato da Copa Governador.
Se preparando para o Baiano, Serrano faz amistoso contra o Linhares-ES neste sábado
Por Luciano Pina

Se preparando para a estreia no Campeonato Baiano de 2014, diante do Jacuipense, no dia 08/01, no estádio de Pituaçu, o Serrano fará uma partida amistosa contra o Linhares-ES, neste sábado (21), às 16 horas, no estádio Robertão, em Teixeira de Freitas.
Este confronto servirá para o treinador Rafael Soriano começar a esboçar o esquema tático que pretende utilizar na disputa da primeira fase do baianão, que vale vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
No último jogo treino que foi realizado contra o time da base, o comandante do time mongoio mandou a campo a seguinte formação Gil, Cléber, Ronan, João Vinícius, Lucas, Michel, Fábio e Miguel, Tanaka, Dimi e Beto.
Após a partida os atletas receberão folga para o natal e voltam a se apresentar no próximo dia 26 de dezembro para reiniciar a preparação visando a estreia.
Após apresentação, elenco do Vitória da Conquista retorna aos treinamentos
Por Luciano Pina

Mesmo antes da apresentação oficial que aconteceu na noite desta terça (17), na AABB, o elenco do Vitória da Conquista já iniciou os preparativos visando as disputas da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano de 2014.
Na manhã da última segunda (16), os jogadores participaram de trabalho físico em uma academia da cidade e a tarde folgaram. Na terça (17), houve fisiologia pela manhã na sede e a tarde no estádio Lomanto Júnior.
Nesta quarta (18), os trabalhos serão realizados nos dois períodos, pela manhã na academia e a tarde na Toca do Bode.
Os jogadores Adriano Apodi, Éverton, Paulo Vitor, Moisés, Carlinhos e Vander devem se apresentar até a próxima sexta (20).
Juazeirense vence amistoso por 3 x 1
Esporte Total

A Sociedade Desportiva venceu no último domingo (15), o time de São Miguel das Matas-BA por 3 a 1 em partida amistosa como parte da preparação para a temporada 2014. Os gols foram marcados pelos atacantes Sylvestre (2) e Deon.
Na primeira parte do jogo-treino, Barbosinha colocou em campo a seguinte formação: Maicon, Nem, Edy, Rodrigo e Fabrício; Vaguinho, Daniel, Jackson e Deon; Guerreiro e Sylvestre. Na volta do intervalo, o treinador modificou totalmente a equipe, com o objetivo de observar todos os jogadores.
Poupados, o zagueiro Sidrailton, o lateral e capitão Neném, o atacante William Carioca e os meias Diogo Capela e Thiago Laranjeira não viajaram com a delegação.
O treinador Barbosinha ficou em Feira de Santana para ver familiares e retornou a Juazeiro nesta terça (17), quando os trabalhos foram retomados.
Catuense é absolvida de denúncia de suposta “mala preta”
Site Oficial do Clube

Suspeita de ter se envolvido no ocorrido com a famosa “mala preta”, a Catuense foi absolvida em julgamento realizado na comissão disciplinar do TJD-BA, na noite desta terça-feira (17). Por unanimidade, os auditores do órgão votaram pela absolvição da equipe de Catu. O Ipitanga vai ser julgado em outra ocasião.
Apesar das tentativas frustradas por parte do Camaçari e da Procuradoria de tentar induzir o tribunal para da punição do Bem-Te-Vi os auditores decidiram pela absolvição, os autos do processo eram superficiais e não garantiam de forma concreta o suposto pagamento, se basearam e conjecturas e acabaram saindo derrotados.
Com resultado a Catuense segue o planejamento para estréia no campeonato baiano 2014, em breve traremos todas as novidades sobre reforços. melhores franquias baratas
Galícia vence amistoso preparatória para o Baianão 2014
Site Oficial do Clube

O Galícia continua os preparativos para a estreia no Campeonato Baiano da Primeira Divisão 2014, no que será a volta do Demolidor de Campeões à elite do futebol estadual.
No último domingo (15), o time comandado por Waguinho Dias viajou a Itaberaba, onde disputou um amistoso contra a seleção local. O Azulino goleou por 6 x 0, um resultado que agradou o treinador, que pôde continuar fazendo suas observações e testes. O treinador espera realizar um novo amistoso no próximo fim-de-semana, contra um adversário a ser ainda definido.
O grupo dirigido por Waguinho Dias já está em sua maior parte definido, com uma mescla entre jogadores que defenderam as cores do Azulino em 2013, na Segunda Divisão e na Copa Governador, e alguns atletas novos que já estão treinando. Entre os jogadores já conhecidos da torcida e confirmados, estão o goleiro Ruan, o lateral Rafael, o zagueiro Luanderson, os volantes Totinga e Antônio Carlos, os meias Brendon, Cristiano e Elenilson, os atacantes Valber e Alex.
Os novos atletas, entretanto, ainda não estão com o contrato fechado, e, por esta razão, somente serão divulgados à medida que forem sendo regularizados.
Vitória deve escalar time misto no início da temporada
Galáticos Online

Antes de sair de férias, o técnico Ney Franco deixou pronto o planejamento para a temporada de 2014. Dentre as medidas adotadas pelo treinador, está prevista uma pré-temporada de 30 a 40 dias, onde o comandante rubro-negro pretende preparar a equipe para o Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro.
Por conta da medida, o elenco que vai iniciar a temporada não vai contar com alguns titulares. O técnico do Leão já admitiu que vai jogar com um time misto, utilizando jogadores oriundos da base, e ainda aqueles considerados reservas da equipe principal.
Um dos atletas que deve ter chance no início da temporada é o atacante Pedro Oldoni. O centroavante chegou ao Barradão em 2013 para tratar de uma lesão e acabou agradando à diretoria rubro-negra, tendo marcado um gol importante durante o Campeonato Brasileiro, quando o time de Ney Franco virou sobre a Ponte Preta, no Barradão.
A chance de Pedro Oldoni se deve também à lesão de Dinei. O autor do gol mil do rubro-negro em Campeonatos Brasileiros sofreu uma lesão na última partida do Brasileirão, em um lance com o goleiro do Atlético-MG, e vai trabalhar de forma moderada durante o período de preparação.
Caso Ney Franco ponha em prática a idéia de utilizar um time misto no início da Copa do Nordeste, o Vitória só teria força máxima em caso de uma eventual classificação para a segunda fase do torneio regional.
Bahia estuda criar time B para início da temporada do ano que vem
Bahia Notícias

Os jogadores do Bahia receberam férias dia 8 de dezembro. Um mês depois, no Fazendão, se reapresentarão para temporada 2014. Serão apenas onze dias de preparação até a estreia na Copa do Nordeste, dia 19 de janeiro, contra o CSA. O pouco tempo de pré-temporada é um assunto a ser discutido entre direção e comissão técnica.
Inicialmente, antes mesmo do fim do Brasileirão, o Bahia já cogitava utilizar uma equipe reserva durante o Campeonato Baiano, a partir de fevereiro. Mas, para isso, esperava contar com apoio do Vitória. O rubro-negro dificilmente aceitará a proposta, até mesmo pela boa relação com a Federação Bahiana de Futebol (FBF).
Foi pensada em uma segunda hipótese. Disputar a Copa do Nordeste, primeira competição do ano, com garotos. O que é menos provável. O torneio, além proporcionar uma vaga na Sul-Americana ao campeão, é a chance mais rápida da nova gestão alcançar um troféu. Argumentos não faltam. Existe a rivalidade com outras agremiações nordestinas, a possibilidade arrecadar com a bilheteria pela qualidade das partidas, além de apagar a péssima imagem deixada neste ano.
O Bahia B em 2014, caso seja confirmado pela direção, deve conter garotos da equipe sub-20 e profissionais que possuem contrato até o fim da temporada, mas não fazem parte dos planos da nova comissão técnica. Os favoritos ao segundo time seriam Neto, Ângulo, Diones, Diego e Rafael Gladiador.
Ainda que a comissão técnica decida usar os titulares normalmente em todas as competições do primeiro semestre, a criação do Bahia B não estará descartado. Vice-presidente do clube, Valton Pessoa crê que uma nova equipe pode gerar benefícios financeiros.
Vitória da Conquista se apresentou para a temporada 2014
Por Elias José
Fotos Vivian Batista

O Vitória da Conquista se apresentou na noite desta terça (17), na AABB para a temporada 2014. O evento contou com três importantes momentos.
No primeiro, foram apresentados os atletas; Goleiros: Alex, Pedro Henrique, Augusto, Zé Neto e Carlos, Lateral direito: Lorran, Zagueiros: Silvio, Mota, e Júnior Gaucho, Lateral esquerdo: Tiaguinho, volantes: Edimar, Ramires e Caio Breno, Meio Campo: Rafael Granja, Candinho e os Atacantes: Tatu, Rafamar , Kattê e Gabriel Maia.
Ainda vão se apresentar: o lateral direito Adriano Apodi, o zagueiro Heverton, o lateral esquerdo Paulo Vitor, o volante Moisés, o meia Carlinhos e o atacante Vander.
Também foram apresentados a comissão técnica Treinador: Evandro Guimarães. Auxiliar: Guilhermino Lima, Treinador de Goleiros: Robson Leão, Preparador Físico: Venâncio Soares, Mordomo: Manoel Marques e o Massagista Thalysson.

No segundo momento foi apresentado o novo uniforme do alviverde por sinal muito bem aceito por todos os presentes.
Por ultimo foi apresentado o novo plano de Sócio Torcedor, e que para essa nova temporada virá com muitas novidades, graças à filiação do clube ao programa Futebol Melhor.
Segundo o presidente Ederlane Amorim o grupo está praticamente fechado para a disputa da Copa do Nordeste e Campeonato Baiano de 2014.
Serrano segue intensificando preparação e dará folga aos atletas para os festejos natalinos
Por Luciano Pina

O elenco do Serrano vem treinando forte no estádio municipal nos períodos de manhã e atarde e no campo da AABB próximo ao aeroporto, além do trabalho de academia, visando a disputa do Campeonato Baiano, O técnico Rafael Soriano vem trabalhando para formação do grupo que contará inicialmente com aproximadamente 30 atletas para disputa da competição.
A direção do Serrano procurou manter um boa base da do time que disputou a Copa do Governador do Estado este ano e contratou jovens jogadores de vários estados brasileiros. Entre eles o volante Branco e do goleiro Rafael, ambos defenderam as cores do Oeste de São Paulo e até mesmo atletas que atuaram na Europa com passagem pela Fiorentina, como é o caso de Henrique Mateo que atua como zagueiro, de Beto de Helvécia que estava no futebol europeu. Atletas locais e da região também estão fazendo parte do elenco são eles: Wilker, Renaldo, Guguinha e Breno. Os atacantes Alemão e Wagner já se apresentaram e treinam com o grupo.
N primeiro jogo treino que foi realizado o time base teve a seguinte formação Gil, Cléber, Ronan, João Vinícius, Lucas, Michel, Fábio e Miguel, Tanaka, Dimi e Beto. Neste treino foi destaque o jogador Miguel que veio do Vasco da Gama do Rio de Janeiro, atleta muito habilidoso.
A pré-temporada vai até o próximo dia 22 de dezembro, quando os atletas receberão folga para o natal e voltam a se apresentar no próximo dia 26 de dezembro para estreia diante da Jacuipense, no dia 08/01, no estádio de Pituaçu.
A estreia no estádio Robertão, em Teixeira de Freitas, acontece no dia 12/01, contra o Bahia de Feira.








